Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Monitoramento de Tensionamento de Chapas com Sensores Ultrassônicos

A aplicação

O uso dos sensores ultrassônicos para feedback da tensão na rede nos processos de termoformagem, estampagem de metal e transformação de papel ajudam a obter um fluxo de material consistente e eficiente. Ao monitorar também o nível da barriga de chapa entre a bobina e a estação de produção ou um braço de posicionamento, o sistema de controle gera ajustes de velocidade que criam uma linha de produção precisa e segura em função do tensionamento da chapa.


O objetivo

Há uma necessidade de encontrar uma solução confiável para monitorar a tensão no embarrigamento. Manter a tensão adequada é essencial para manter uma velocidade de alimentação e fluxo de material constantes. Esta consistência garante uma alta qualidade e bons resultados de maneira mais eficiente – características cruciais para processos de estampagem e formação de metais.


A solução

Um sensor ultrassônico (por exemplo a Série L2) é posicionado acima do centro da barriga da chapa.  Este sensor emite um sinal ultrassônico até que este pulso encontra a barriga da chapa em ângulo perpendicular. O sensor ultrassônico pode monitorar esta distância continuamente com saídas analógicas ou indicar e acionar saídas digitais quando distâncias definidas forem atingidas. Você pode configurar os parâmetros de controle rapidamente e facilmente usando os botões de programação ou software de parametrização. 


Os benefícios

Há alguns casos em que um sensor ultrassônico é mais ideal para uma determinada aplicação do que um sensor baseado no princípio ótico. Os sensores ultrassônicos são ideais quando estamos lidando com ambientes com poeira, objetos coloridos ou transparentes, movimentos laterais do alvo do material e alvos de diferentes materiais e formatos. Além disso, os sensores ultrassônicos sinalizam quando o alvo atingiu seus limites altos/baixos. As versões analógicas também fornecem um monitoramento contínuo com milímetros de precisão. 


Principais Destaques

  • Controle altamente confiável da alimentação de material  
  • Cor, superficies brilhantes e movimentos oscilantes do alvo do material não afetam a performance do sensor
  • O range de medição é simples e rápido de configurar 
  • Fácil de montar
  • Operação livre de manutenção