Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Monitoramento da Altura de Empilhadeiras com o Scanner Laser 2-D

A aplicação

Em plantas de produção e centros de logística, as empilhadeiras estão sempre transitando pelos ambientes. Elas cruzam com frequência as portas corta fogo entre os estoques e as áreas de produção. Se a altura da empilhadeira for muito alta ou se a sua carga for particularmente alta, uma colisão pode ser ocasionada. 


O objetivo

Altura de elevação excessiva ou uma empilhadeira carregada com produtos altos representam um perigo significativo. Até mesmo uma colisão mínima com uma porta, por exemplo, pode custar muito: a empilhadeira pode ser danifica e ser tirada de operação até que o reparo seja realizado, e uma porta corta fogo danificada representa um grave problema de segurança. Portas e portões devem ser protegidos contra colisões. Ao mesmo tempo, os processos de logística devem ser realizados de maneira contínua e sem interrupções. 


A solução

O scanner laser R2000 é capaz de monitorar até quatro campos de detecção diferentes e emitir vários sinais para alertas.
O scanner laser R2000 é capaz de monitorar até quatro campos de detecção diferentes e emitir vários sinais para alertas.

Com 360º de avaliação e um eixo de varredura estável, o scanner laser R2000 está apto a detectar objetos de até 1 mm que ingressam no campo de detecção. Como o ponto mais alto de uma empilhadeira pode variar dependendo da carga, o R2000 é montado do lado da porta, posicionando o eixo de varredura um pouco abaixo da altura máxima. 

Como as condições locais ao redor das portas variam muito, o campo de detecção do sensor pode ser prontamente ajustado a uma variedade de situações. O R2000 é capaz de monitorar até quatro campos de detecção diferentes e emitir os sinais de alerta quando necessário. Com um range de detecção de até 30 m em objetos naturais, o R2000 pode reconhecer situações perigosas e enviar o comando para acionar alarmes visuais e sonoros, evitando maiores danos.  


Os benefícios

O software PACTware permite uma configuração rápida dos campos de detecção.
O software PACTware permite uma configuração rápida dos campos de detecção.

Os quatro campos de detecção podem ser configurados livremente de acordo com os requisitos da aplicação em apenas alguns minutos usando o software PACTware. Cargas elétricas para alertas visuais e sonoros (com uma carga de até 100 mA) podem ser conectadas diretamente às saídas do R2000, não é necessário adicionar  um painel de controle elétrico. Quando combinado com o intuitivo editor de campo, ele garante um comissionamento extremamente rápido e simples. 

Componentes comuns com excelente relação custo-benefício podem ser usados para montar o scanner. A combinação de um amplo range de detecção, 360º de avaliação e a mais alta resolução angular de qualquer scanner I/O digital de até 0,071°,  garantem uma detecção confiável de todos os objetos que estiverem dentro do raio de detecção de uma possível colisão. 


Principais Destaques

  • Monitoramento confiável de portas
  • Detecção de objetos com dimensões de até 1 mm
  • Medição em 360º para total visibilidade
  • Campos de detecção livremente configuráveis
  • Fácil manuseio e comissionamento rápido

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

O R2000 fornece resultados de medição confiáveis e extremamente precisos, com uma visibilidade panorâmica ininterrupta de 360°...