Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Medição de Embalagens em Segundos—Os Sensores Ultrassônicos Detectam Qualquer Superfície


A empresa italiana Villa & Riva de transporte e logística utiliza a referência de mesa de medição móvel Parcelscan da SIPI para registrar o volume e peso de mercadorias.

Para esta empresa em questão é de suma importância ter o conhecimento exato do tamanho e peso de suas remessas. Esta é a única maneira de garantir que sua capacidade de estoque e armazenamento seja usada de maneira ideal e que os caminhões não sejam sobrecarregados. Para registrar o volume e peso automaticamente, eles utilizam a referência da mesa de medição móvel Parcelscan da SIPI. Os sensores ultrassônicos da Pepperl+Fuchs exercem suas funções de medição de maneira ágil e precisa.

A tabela Parcelscan da SIPI conta com escalas integradas para calcular o peso de mercadorias, enquanto o comprimento de bordas exteriores são detectados pelos sensores ultrassônicos. Neste processo, as embalagens são posicionadas na mesa do canto que é envolta por fitas limitadoras dos dois lados. Há um sensor ultrassônico na extremidade das fitas. Os feixes sonoros desses sensores são alinhados através das embalagens ao longo das bordas que registram seu comprimento e largura. A altura é detectada por um sensor adicional que é posicionado na mesa e mede o pacote por cima.


Sensores ultrasônicos: confiáveis e precisos

A mesa é equipada com três sensores ultrassônicos da P+F
A mesa é equipada com três sensores ultrassônicos da P+F

Os sensores ultrassônicos são particularmente ideais para medir as bordas externas de embalagens. Eles detectam objetos independentemente das suas propriedades óticas. A medição não é afetada pela cor de um objeto ou por superfícies reflexivas e não impactam a propagação e reflexão das ondas sonoras. Isso significa, por exemplo, que as embalagens podem ser detectadas com segurança mesmo se estiverem embrulhadas numa película brilhante ou de celofane.

O SIPI Parcelscan é equipado com três sensores ultrassônicos da nossa Série UC2000-L2. Esses sensores possuem um range de dois metros e detectam as dimensões externas das caixas com milímetros de precisão. Como a expansão lateral do feixe sonoro pode ser limitada sem sacrificar o range de detecção, os dispositivos podem ser posicionados muitos próximos as faixas limite das mesas. Isso significa que pacotes pequenos com um comprimento da borda de apenas alguns centímetros podem ser medidos. Posicionando os sensores próximo das bordas externas garante que a esteira seja facilmente carregada e descarregada. Isso é auxiliado pelo design compacto dos dispositivos ultrassônicos cúbicos: “Com um comprimento de extremidade de apenas 40 milímetros e uma zona morta de 60 milímetros, esses sensores podem ser montados nas faixas finais de tal maneira que economizam muito espaço. Isso significa que o acesso à medição é praticamente desobstruído”, afirma Carlo Clerici da SIPI.

Uma vez que são necessários três sensores para medir as caixas, é relevante aos desenvolvedores da SIPI garantir uma sincronização simples dos dispositivos. Para evitar qualquer tipo de interferência entre os sinais dos sensores individuais, os dispositivos da Série UC2000-L2 operam de modo automático multiplex. Eles precisam apenas ser conectados através das suas entradas padrão de sincronização.


Medição em apenas um segundo

Os dados da embalagem podem ser visualizados numa tela montada na mesa de medição.
Os dados da embalagem podem ser visualizados numa tela montada na mesa de medição.

O SIPI Parcelscan mede uma embalagem em apenas um segundo. O dado é visualizado numa tela montada na mesa de medição. Na Villa & Riva, o dado é atribuído a uma carga relevante através do código de barras e então transferida a um computador através do Wi-Fi ou Ethernet. Isso garante que etiquetas de identificação para o transporte sejam impressas e os dados coletados sejam transmitidos ao sistema ERP.

A carga utilizada pela Villa & Riva consiste principalmente em caixas e cartonados com bordas externas. No entanto, o SIPI Parcelscan também permite que os objetos de forma irregular sejam medidos. Isso é feito colocando suportes de metal na faixa de medição dos sensores ao nível do componente que se encontra mais proeminente. Em vez da carga usual, os feixes sonoros detectam os suportes metálicos, que indicam o tamanho da carga.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!