Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção de objetos em pegadores robotizados com sensores ultrassônicos

A produçãoautomotiva envolve mais do que apenas componentes de metal. Uma variedade de outros materiais é usada, incluindo polímeros orgânicos encontrados em para-choques, aerofólios dianteiros, acabamentos de parapeito e componentes internos. Esses materiais são moldados em uma máquina de moldagem por injeção e, antes de ser pintados, recebem um acabamento em preto fosco. Um robô remove as peças da máquina de moldagem e as coloca no lugar para as seguintes etapas de processamento, que incluem aparagem, fresagem e montagem. Antes de o robô remover a peça da máquina, ela deve ser capaz de detectar a objeto e prendê-lo.


O objetivo

Este aplicativo envolve diversos desafios: altas temperaturas do processo de moldagem por injeção, vibração causada por movimentos rápidos do robô e componentes estreitos com pouca área de superfície detectável. Apesar dessas condições, a remoção de peças deve ocorrer o mais rápido e confiável possível para manter a velocidade da produção.


A Solução

O UB100-F77 garante a detecção confiável de objetos nos pegadores robotizados.
O UB100-F77 garante a detecção confiável de objetos nos pegadores robotizados.

O sensor ultrassônico compacto da série UB100-F77 oferece uma solução perfeita para detecção de componentes. O tamanho pequeno dos sensores permite que eles sejam facilmente montados no sistema articulado. Ao remover as peças, o robô chega à máquina em altas velocidades. Quando está de 40 a 50 mm de distância do componente, um sinal do sensor aciona o robô para desacelerar antes do processo de pinçamento e remoção.

Com a unidade de programação do UB-PROG4-V31, o usuário pode facilmente configurar o sensor para a operação, sem configuração adicional necessária em muitos casos. A instrução dos pontos de troca acontece de forma simples por meio de um botão. As configurações permanecem no lugar, e os ajustes subsequentes podem ser feitos sem alterar o cabeamento.


Os Benefícios

O sensor ultrassônico detecta seu destino independentemente da cor ou textura superfície. O material preto fosco não causa problemas. O sensor também é à prova de calor, vapores e outras possíveis fontes de interferência.

O feixe de som do UB100-F77 é especialmente estreito. Pequenos alvos com área de superfície limitada são detectados com segurança. Além disso, o sensor não é afetado pela vibração do sistema articulado, e o tempo de resposta para o processo de remoção é minimizado, o que garante um fluxo de trabalho confiável e sem erros.


Visão geral

  • Detecção segura, rápido tempo de resposta
  • Desempenho preciso, independentemente da cor, textura da superfície ou vibração
  • Controle confiável do processo de remoção
  • Comissionamento rápido e fácil e ajuste do alcance de detecção

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.