Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Rastrear Materiais em Carretel

A aplicação

Rolamento suave e aderência confiável são apenas alguns dos requisitos que os motoristas exigem de pneus. Para atender a essas demandas, os fabricantes de pneus processam uma variedade de matérias-primas e produtos semi-acabados durante a produção. Esses materiais devem ser rastreáveis a qualquer momento durante e após a produção. Isso requer soluções de identificação que tornem todo o histórico de fabricação acessível.

 


O objetivo

 O F198 tem um cabeçote de leitura/gravação de aplicação específica para rastreabilidade ideal
O F198 tem um cabeçote de leitura/gravação de aplicação específica para rastreabilidade ideal

Na produção de pneus de veículos, as máquinas são usadas na pré-produção para revestir os fios de aço com um composto de borracha e transformá-los em tiras de proteção. Essas tiras são, então, enroladas em um carretel e alimentadas na máquina de fabricação de pneus. Para identificação, uma etiqueta RFID é incorporada em cada carretel. No entanto, ao carregar as máquinas de fabricação de pneus e tiras de proteção, as etiquetas podem estar localizadas em posições variadas, dependendo da rotação do carretel. Além disso, o suporte de metal do carretel prejudica a comunicação de rádio entre o leitor e a etiqueta. Apesar desses desafios, a identificação confiável deve ser garantida.

 


A solução

A leitura e a gravação podem ocorrer enquanto o carretel está parado ou girando
A leitura e a gravação podem ocorrer enquanto o carretel está parado ou girando

O cabeçote de leitura/gravação RFID IQH1-F198-V1 da Pepperl+Fuchs oferece uma solução ideal. O design em forma de anel permite que os carretéis sejam guiados pelo cabeçote de leitura/gravação, garantindo que as etiquetas RFID estejam sempre dentro do alcance de detecção do F198. Isso significa que funcionários não têm de prestar atenção à posição das etiquetas de RFID ao trocar carretéis. Como a etiqueta está sempre dentro do alcance, a leitura e a gravação podem ocorrer enquanto o carretel está parado ou girando. Isso garante confiabilidade e rastreabilidade dos produtos semi-acabados em todos os momentos. Apesar do ambiente de metal com carreteis densamente compactados, a funcionalidade do leitor não é prejudicada.

 


Os benefícios

O cabeçote de leitura/gravação F198 opera na faixa de alta frequência e tem um alcance de leitura de até 15 cm. O design em forma de anel permite a identificação de etiquetas em qualquer posição dentro do campo de detecção, para leitura e gravação flexíveis, na aplicação descrita, a qualquer momento. Além do cabeçote de leitura/gravação HF especial e etiquetas RFID para aplicações industriais, a solução completa de RFID consiste em interfaces de controle para encaminhar dados para PROFINET, EtherNet/IP ou EtherCAT. O sistema é complementado por um cabeamento feito sob medida a partir do amplo portfólio de conectividade da Pepperl+Fuchs, garantindo a integração perfeita de componentes RFID.

 


Visão geral:

  • Cabeçote de leitura/gravação de aplicação específica para rastreabilidade ideal
  • Detecção confiável independente de material por meio da tecnologia HF RFID, mesmo com ambientes metalizados.
  • Leitura e gravação de etiqueta independente de posição, mesmo durante a rotação
  • Solução completa de sistema RFID de uma só fonte para integração perfeita

 


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.