Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Alimentação de Material Ininterrupta em Fábricas de Produção

Sensor de Seção de Luz Verifica a Presença e a Posição Simultaneamente

Aplicação

Sistemas de manuseamento robótico são frequentemente usados para alimentar de peças de trabalho ou materiais brutos os sistemas de produção e processamento. Portadoras de peças de trabalho são usadas para transportar os materiais para a instalação, onde os materiais são removidos automaticamente.  Em soluções convencionais, sensores de visão padrão são usados para controlar a posição dos materiais alimentados. Esse processo é caro e complexo, pois esses sensores alcançam rapidamente os limites de seu desempenho de detecção ao trabalhar com objetos de baixo contraste. Em tais casos, os sensores de visão padrão precisam de mais iluminação externa e uma configuração complexa.


Objetivo

Um fornecimento ininterrupto de materiais brutos é crucial para manter operações econômicas em instalações de produção. Os materiais, que podem variar em cores, são transportados para a máquina em portadoras de peças de trabalho. Antes que os materiais sejam coletados pelo sistema robótico, é necessário verificar se os materiais estão presentes (verificação de presença) e se os materiais estão na posição correta (controle de posição). Uma operação eficiente sem tempo de inatividade da instalação ou resíduos de produção é sempre a prioridade.
 


Solução

Com o sensor de seção de luz SmartRunner Matcher da Pepperl+Fuchs, ambas as tarefas de detecção podem ser realizadas em uma única etapa. O sensor é montado acima do sistema de transporte e verifica dois itens ao mesmo tempo, detectando os perfis de altura. Quando esses perfis de altura correspondem ao perfil de referência armazenado no sensor, a saída de comutação envia um sinal "bom". Perfis de altura diferentes indicam um material bruto ausente ou posicionado incorretamente, e o sensor envia um sinal "ruim". Assim, o SmartRunner Matcher evita o desperdício e o tempo de inatividade da instalação, possibilitando uma produção mais eficiente.
 



Dependendo de se o perfil detectado coincide com o perfil de referência armazenado, a saída de comutação do SmartRunner Matcher envia um sinal "bom" ou "ruim".

Benefícios

SmartRunner Matchers são otimizados na fábrica para comparar perfis de altura, o que quer dizer que eles podem ser integrados diretamente à aplicação sem a necessidade de qualquer experiência especializada. A solução é fácil de configurar e não há necessidade de avaliar dados brutos. Em vez disso, o resultado da detecção é fornecido como um sinal de comutação que pode ser entendido por qualquer painel de controle. A tecnologia de seção de luz oferece resultados altamente precisose confiáveis, independentemente da qualidade da superfície, do contraste e da cor dos objetos detectados. Ao contrário de soluções convencionais baseadas em visão, não é necessária uma iluminação cara e difícil de instalar. A ampla faixa de detecção, de 160 mm, permite que vários objetos sejam detectados e verificados. Uma versão estendida do SmartRunner Matcher também está disponível, permitindo que até 32 perfis de altura sejam armazenados no sensor para rápida reparameterização após trocas de instalação.


Visão geral do SmartRunner Matcher

  • Um sensor de seção de luz compacto pré-configurado para detectar perfis de altura
  • Integração rápida em qualquer sistema de controle devido à facilidade de processar sinais de comutação
  • Resultados altamente confiáveis, independentemente da qualidade da superfície, das cores e do contraste
  • Barato e fácil de instalar, sem a necessidade de iluminação externa adicional
  • Fácil comissionamento pela parametrização, usando códigos de controle de Matriz de dados e teach-in

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.