Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Medição de nível confiável com Proteção contra explosão

Aplicação

A indústria química processa um grande número de líquidos que são armazenados em tanques para essa finalidade. O mesmo se aplica a granulados e a materiais a granel utilizados em áreas como processamento de plásticos e na indústria alimentícia. Para evitar interrupções na produção e planejar consistentemente o reabastecimento de materiais, os níveis de enchimento devem ser monitorados de forma contínua e precisa. Os processos de produção e logística geralmente são altamente automatizados, com os dados de nível de enchimento processados por sistemas de controle de processo e de gerenciamento de ativos. Os líquidos, vapores e poeira nos tanques são frequentemente explosivos e devem ser protegidos.


Objetivo

O nível de enchimento de vários líquidos e granulados diferentes é determinado de forma confiável de acordo com o grau de precisão exigido, independentemente da geometria do tanque. As medições não são afetadas por vapores, poeira ou temperaturas extremas. O instrumento de medição possui os certificados de proteção contra explosão necessários. Ele pode ser usado da forma mais universal possível para manter simples o gerenciamento de ativos da instalação ou da empresa nesse setor. Os dados de medição podem ser processados por sistemas de nível mais alto e usados para planejar preventivamente a produção e o reabastecimento.


Solução

Micro-onda guiada é um método de medição confiável e preciso com base no princípio do tempo de voo. Ele determina continuamente o nível de enchimento sem ser impedido por poeira ou vapores. Mesmo as instalações no tanque não influenciam a medição. Os dispositivos da série Pulscon LTC foram projetados para serem extremamente resistentes. Eles suportam temperaturas entre -40 e 200 °C e uma pressão de processo entre -1 e 40 bar. Com uma faixa de medição de até 45 m, eles também são adequados para tanques muito grandes. Os dados de medição podem ser transmitidos via HART ou PROFIBUS PA. Os dispositivos são certificados de acordo com ATEX, IECEx, CSA, FM, WHG e SIL 2.

Benefícios

Algoritmos de avaliação dinâmicos e de autoaprendizagem com rastreamento de onda guiada garantem a detecção confiável dos dados. A medição não depende da densidade do meio. O hardware está em conformidade com o padrão IEC 61508 SIL 2; o software alcança SIL 3. A função HistoROM faz backup automático dos dados e permite que os componentes eletrônicos sejam substituídos sem a necessidade de recalibrar. O comissionamento requer apenas seis etapas, que podem ser executadas diretamente no equipamento usando a navegação intuitiva do menu.


Visão geral

  • Medição segura em uma ampla gama de condições de produtos e de processos
  • Alta confiabilidade usando rastreamento de onda guiada
  • Certificados de proteção contra explosão ATEX, IECEx, CSA, FM, WHG e SIL 2
  • Integração perfeita aos sistemas de controle de processos e de gerenciamento de ativos
  • Interface de usuário intuitiva no idioma local
  • Teste de prova simples para SIL e WHG
  • Memória de configuração HistoROM para facilitar o comissionamento, a manutenção e o diagnóstico

amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!