Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores de segurança indutivos detectam de maneira confiável a posição do elevador de tesoura

A Aplicação

Nas linhas de produção do setor automotivo, homem e máquina trabalham em estreita colaboração em muitos locais, como ao longo das linhas de transporte. Elevadores de tesoura são usados em várias etapas da produção, da construção da carroceria à montagem final. Eles movem as carrocerias dos carros até as alturas de processamento necessárias. Isso permite que os trabalhadores realizem tarefas ergonomicamente e, por exemplo, montem os encaixes internos, assentos, aros e para-choques de acordo com os requisitos do cliente.


O Objetivo

A movimentação dos elevadores de tesoura não deve se tornar uma fonte de perigo para as pessoas que trabalham perto deles. Durante a montagem, os elevadores de tesoura se movem automaticamente até a altura de trabalho especificada. As peças do sistema se movem umas contra as outras enquanto os elevadores se ajustam. Para assegurar que os trabalhadores não prendam nenhuma parte do corpo entre as peças do sistema, o trabalho nos elevadores de tesoura só pode ser realizado se os elevadores estiverem travados no lugar. A peça na mesa só pode ser liberada para usinagem quando essa posição final é sinalizada.


A Solução

Sensor de segurança indutivo no elevador de tesoura.
Sensor de segurança indutivo no elevador de tesoura.

Os sensores de segurança indutivos são ideais para detecção confiável da posição final dos elevadores de tesoura. Dois sensores de segurança indutivos NSB15-L2M-2E2-V1-S2D2 podem ser usados para detectar a posição final - um para o estado retraído e outro para o estado estendido. O sensor é compatível com SIL 2/PL d. Seu design compacto permite uma montagem flexível e fácil integração no elevador de tesoura.


Os Benefícios

Os sensores de segurança indutivos não têm banda morta e, portanto, não precisam de uma distância mínima até o alvo. Atuadores de metal padrão ou uma peça de metal da estrutura de suporte podem ser usados como alvos. Nenhum ajuste precisa ser feito no alvo ou na peça da máquina. O sensor de segurança é certificado pela TÜV e tem altos valores de segurança. Isso significa que ele pode ser diretamente integrado ao circuito de segurança. Além disso, o número de execuções regulares de referência prescritas pode ser reduzido. Em vez de realizar testes de função diários, os intervalos de operação podem ser estendidos em até dois meses.


Recursos Técnicos

  • Design cúbico compacto com base de metal e cabeça de sensor giratória
  • LED para o estado de comutação e indicação de falha
  • Distância de operação: 15 mm (embutida), 20 mm (não embutida)
  • Aplicações até Cat. 2, PL d/SIL 2 possível (pode ser usado de forma redundante até Cat. 3, PL e/SIL 3)

Visão geral

  • Detecção confiável de posições finais do elevador de tesoura
  • Sem banda morta, sem distância mínima entre o sensor e o alvo
  • Ciclos de teste estendidos com características de alta segurança
  • Design compacto para integração flexível no elevador de tesoura

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de segurança indutivos SIL 2 PL d

Como os sensores de segurança indutivos SIL 2/PL d não possuem banda morta, a transferência de dados pode ocorrer sem distância mínima entre o sensor e o alvo. Descubra o portfólio otimizado para ambientes exigentes.

Knowledge Base for Inductive Sensors

The knowledge base for inductive sensors contains extensive expertise and supports you in the highly precise and smooth operation of the sensors in your machinery and plants.