Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Medição precisa de nível e engenharia simples em extensos terminais de petróleo

O acoplador de segmento básico DP/PA da FieldConnex® permite uma conexão transparente

A Aplicação

A medição do líquido em grandes terminais de petróleo usados ​​na indústria de óleo e gás é essencial para determinar com precisão o volume do produto em grandes tanques de armazenamento. Os sistemas de medição do depósito devem assegurar que o nível de enchimento, a temperatura, a pressão e o fluxo podem ser medidos com precisão como parte do controle de inventário. Para obter resultados precisos, são necessárias mais variáveis para medir o fluxo de massa do que apenas o valor PV do fluxo de passagem.

As medições legalmente reguladas para fins contábeis são geralmente controladas por sistemas CLP calibrados especiais para o nível de enchimento do tanque. No exemplo de aplicação descrito acima, um CLP “CUBE”, especialmente desenvolvido pela Agidens, foi usado anteriormente. Isso foi baseado em medições de fluxo de massa com comunicação MODBUS. No entanto, esse sistema de medição precisava de uma passarela adicional do MODBUS para o PROFIBUS DP, anteriormente um componente crítico no loop de controle.


O Objetivo

A comunicação MODBUS usada pelo sistema anterior precisava ser substituída pela comunicação PROFIBUS DP através de um novo CPL CUBE. Os equipamentos de campo foram conectados digitalmente para garantir uma transferência de dados altamente precisa e sem desvios. Todos os produtos tinham de ser aprovados para utilização em áreas classificadas. Além disso, os requisitos legais relacionados à precisão e à certificação do sistema tinham que ser rigorosamente seguidos. Por exemplo, era crucial que as medições fossem precisas para garantir a contabilidade precisa e o faturamento correto no futuro.

Isso exigia uma solução eficiente com engenharia simples, o que significa que ela poderia ser facilmente usada para outros projetos. Além disso, a seleção de produtos precisaria ser adaptada ao escopo da aplicação para evitar o dimensionamento excessivo e garantir um alto nível de eficiência de custos.


A Solução

Um Acoplador de segmento básico DP/PA da FieldConnex® foi selecionado para garantir que a solução fosse precisa e eficiente. A combinação de uma passarela e uma alimentação para barramento de campo permite que uma conexão transparente seja formada entre os instrumentos de medição PROFIBUS PA e PROFIBUS DP. O FieldBarrier® da Pepperl+Fuchs também foi usado para fazer medições de fluxo de massa intrinsecamente seguras em redes PROFIBUS PA. Os protetores de segmento FieldConnex® foram selecionados para medições de fluxo de massa Ex d em redes PROFIBUS PA.


A nova solução permite que os dados sejam transmitidos digitalmente, melhorando consideravelmente o nível de precisão em comparação com a ligação anterior através de 4 – 20 mA. A maior precisão da medição também garante maior certeza e clareza ao faturar partes de negócios.


Os Benefícios

A solução escolhida com um Acoplador de segmento básico DP/PA remove interfaces desnecessárias e converte o protocolo do PROFIBUS DP para PROFIBUS PA. O número de equipamentos de campo pode ser reduzido, uma vez que um único instrumento pode agora transmitir vários valores. Também é possível coletar dados adicionais e melhorar significativamentea precisão da medição.

O uso do Acoplador de segmento para um segmento de PA significa que a solução é idealmente adaptada a redes pequenas. A engenharia simples é um recurso-chave da solução: O acoplador DP/PA é totalmente transparente para o sistema, de modo que cada dispositivo pode ser configurado diretamente como um nó PROFIBUS DP; não há necessidade de definir as configurações do próprio Acoplador de segmento. Os recursos diferenciados dos produtos selecionados incluem integração simples e esforço mínimo de engenharia.

A solução é ideal para aplicações ATEX com grau de proteção Ex i ou Ex d. Como a tecnologia, a instalação e a operação das soluções FieldConnex® são semelhantes para todas as áreas classificadas, os usuários acharão as soluções familiares e fáceis de manusear.


Visão geral

  • Alta precisão da medição
  • Dados adicionais
  • Engenharia simples
  • Integração rápida
  • Adequado para redes pequenas
  • Solução eficiente

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!

Da decisão ao planejamento, da instalação ao comissionamento e da operação a manutenção: Saiba como aproveitar ao máximo a sua infraestrutura fieldbus!

amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.