O fraturamento hidráulico, comumente conhecido como fracking, é um processo que envolve a injeção de areia e água a uma alta pressão em formações de rochas para aumentar a produção de petróleo e gás. Os veículos, muitas vezes chamados de "vans de dados", abrigam equipamentos de monitoramento importantes. Os sensores seriais usados diretamente no local de fraturamento hidráulico, como medidores de pressão, transmissores de fluxo e sensores de monitoramento de motor e bomba comunicam dados críticos de segurança.
Para garantir que o fraturamento hidráulico seja seguro e eficiente, os dados seriais críticos dos sensores devem ser convertidos em Ethernet e transmitidos de forma confiável ao sistema SCADA.
Os gateways seriais DeviceMaster de 16 ou 32 portas da Pepperl+Fuchs lidam com a função crítica de converter os dados do sensor de serial para Ethernet. Projetada para converter dados de equipamentos de campo para TCP/IP e protocolos industriais de Ethernet, como Ethernet/IP, PROFINET e MODBUS TCP, a família de conversores seriais para Ethernet e gateways industriais facilita a comunicação entre os sensores no local de fraturamento hidráulico e o sistema SCADA.
A incorporação de um gateway serial como o DeviceMaster garante que os dados críticos do sensor sejam comunicados ao sistema SCADA. Se uma bomba estiver inativa ou a pressão estiver muito alta, os dados associados serão enviados ao sistema para que o problema possa ser resolvido de forma rápida e fácil.