Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

omlox – A normativa de rastreamento de recursos


Na indústria 4.0, o rastreamento de pedidos, mercadorias, veículos de transporte, ferramentas e a navegação segura de AGV (autonomous guided vehicles, veículos guiados autônomos) e drones é feito com base em poderosos serviços de localização em tempo real. Com o omlox, um novo padrão aberto e interoperável em localização industrial está disponível e contribui para uma mudança a favor de processos totalmente automatizados e sem papel em fábricas inteligentes. Desenvolvido por diversos parceiros globais de OT e TI, o omlox combina conhecimento e produtos de inúmeras empresas para refletir todas as expectativas industriais quando se trata de localização em tempo real.

Administrado pela respeitada organização de padronização PNO, o ecossistema omlox pela primeira vez oferece interoperabilidade plug and play de uma grande variedade de produtos e tecnologias de localização (como UWB, Wi-Fi, GPS, 5G, RFID e Bluetooth). Como o omlox é baseado em interfaces abertas, qualquer empresa pode usar o padrão e participar de seu desenvolvimento futuro.


Benefícios do omlox

  • Permite que a tecnologia de localização seja econômica e, portanto, utilizável em diversos cenários
  • Localização ainda mais precisa até 10 cm
  • Aberto e interoperável (sem efeito de bloqueio)
  • Exibição de todos os elementos em um mapa de fábrica inteligente
  • Localização automática de elementos móveis e rastreamento de várias etiquetas em tempo real
  • Rastreamento perfeito de ativos em todos os limites tecnológicos, tanto em ambientes internos quanto externos
  • Pode ser usado em conjunto com os serviços de localização existentes (conversão)
  • Fácil de implementar (plug and play)
  • Reduz significativamente os custos, eliminando projetos de integração caros e reduzindo os custos de amortização para novas aplicações
  • Suportado por um amplo consórcio, oferecendo, assim, uma grande seleção de produtos

O que a Pepperl+Fuchs oferece para o omlox

Acreditamos que o padrão aberto para localização industrial é essencial para implementar a comunicação da Indústria 4.0 em grande escala e além dos limites das fábricas e das instalações.

Como líder de mercado em automação de fábrica, temos ampla experiência com o desenvolvimento e a implementação de uma diversas de tecnologias, incluindo sensores com vários princípios de detecção e tecnologias de interface, como IO-Link ou Interface AS e um amplo portfólio de dispositivos RFID(Radio Frequency Identification, Identificação por radiofrequência). Este método de identificação é um componente central do padrão omlox.

Como funciona?

O RFID usa ondas de rádio para identificar objetos automaticamente sem fazer contato. As etiquetas servem como memórias de dados. As versões passivas dessas etiquetas não exigem sua própria alimentação de tensão, o que significa que, ao contrário da maioria das outras tecnologias de localização, não há necessidade de trocar a bateria. As etiquetas transmitem informações relacionadas a produtos, mercadorias e pessoas, permitindo que os fluxos de dados e de materiais possam ser combinados da maneira mais eficaz. Elas são usadas para armazenar localmente no objeto todas as informações relevantes ao processo, o que significa que a produção pode ser controlada com base no objeto. 

As aplicações de rastreamento e monitoramento permitem que matérias-primas e produtos sejam atribuídos e rastreados de maneira clara. A tecnologia sem fio torna possível não apenas ler as informações do objeto, mas também adaptar essas informações, se necessário. Os dispositivos de leitura/gravação podem detectar etiquetas a partir de longa distância sem fazer contato visual direto, enquanto a UHF (ultra-high frequency, frequência ultra-alta) possibilita a leitura de várias etiquetas com um alto nível de eficiência. As etiquetas também podem ser facilmente identificadas no mundo todo. As interfaces de controle processam as informações dos dispositivos de leitura/gravação e as passam para sistemas de nível superior.


Exemplos de aplicações

A combinação inteligente de RFID com outras tecnologias, como UWB, 5G e GPS, dentro da estrutura do padrão omlox, cria, pela primeira vez, um fluxo de informações completamente contínuo que se estende muito além das portas da fábrica. Se a área de carga de um caminhão estiver equipada com dispositivos de leitura/gravação RFID que foram modificados para o padrão omlox, o status e a localização de mercadorias individuais poderão ser verificados durante o transporte por meio de GSM e 5G. Essas informações podem ser transferidas para sistemas de software de nível superior, como ERP ou MES. Qualquer atraso no transporte pode ser resolvido rapidamente, as cadeias de suprimentos podem ser otimizadas e as mercadorias podem ser armazenadas com mais eficiência. O portfólio da Pepperl+Fuchs compreende vários dispositivos de leitura/gravação RFID adequados ao padrão omlox lançado recentemente e compatíveis com essas aplicações.

O "DeepHub®", desenvolvido pela nossa parceira de longa data Flowcate (anteriormente, Heidelberg Mobil), é particularmente adequado como middleware para a implementação de aplicações RTLS. Como líder na implementação do padrão omlox, o DeepHub oferece todas as ferramentas integradas necessárias para a perfeita integração de uma ampla variedade de tecnologias de localização, independentemente do fabricante ou do hardware. A combinação de informações de etiqueta capturadas por nossos dispositivos de leitura/gravação RFID com um sistema de rastreamento UWB por meio da Extensão de zona móvel (MZE) do DeepHub fornece visibilidade completa dos fluxos de materiais e mercadorias. Isso resulta em atrasos operacionais significativamente reduzidos e menor custo total de propriedade.

Leia mais sobre o potencial do DeepHub em combinação com a tecnologia RFID na publicação do blog da Flowcate:

Por que você deve repensar o RFID


Fale conosco

Se você estiver interessado em realizar aplicações omlox com a tecnologia RFID da Pepperl+Fuchs, use o formulário a seguir. Nossos especialistas estão ansiosos pela sua solicitação!


amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…