Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Identificação clara de pneus verdes durante a vulcanização usando a tecnologia RFID

Detecção confiável com o cabeçote de leitura/gravação F190-B40

A Aplicação

A última etapa do processo na produção de pneus é a vulcanização, também conhecida como "curing" em inglês. Nesta etapa, as camadas individuais de um pneu são unidas por processo de aquecimento usando calor intenso e forte pressão. O perfil e as letras nas paredes laterais são gravados no produto de acordo com as especificações do cliente. A vulcanização completa o processo de produção de pneus, e um controle de qualidade final é realizado.


O Objetivo

Um processo de produção completamente rastreável que reduzirá o tempo de inatividade, tornará o processo de produção à prova de erros e aumentará a confiabilidade e a qualidade da marca. Mesmo em condições ambiente adversas, a identificação de pneus verdes deve ser totalmente confiável para os processos de produção individuais e a rastreabilidade a longo prazo de cada pneu. As medidas de rastreabilidade garantem que não haja erros durante o processo de produção, o que pode levar a custos elevados devido à perda de produção, ou até mesmo resultar em danos ao equipamento de produção causados por um pneu verde incorreto na prensa. Erros evitáveis causam interrupções na produção, resultando em tempo de inatividade, o que custa caro para a fábrica, e medidas de manutenção não planejadas. Isso deve ser evitado para aumentar a confiabilidade e a qualidade dos pneus, juntamente com o atendimento ao cliente e a entrega/programação. Por último, os defeitos de qualidade não devem comprometer a satisfação do cliente ou a reputação da marca do pneu.


A Solução

Cabeçote de leitura/gravação F190-B40
Cabeçote de leitura/gravação F190-B40

O cabeçote de leitura/gravação F190-B40 é usado para a identificação confiável de pneus verdes. O leitor UHF é conectado à pinça, que coloca os pneus vazios na prensa de vulcanização. O dispositivo compacto permite uma instalação especialmente compacta sob essas condições para espaço confinado. A interface Ethernet industrial integrada permite a fácil integração de PLC sem a necessidade de uma interface de controle adicional.

A etiqueta no pneu vazio é detectada automaticamente por meio de RFID com identificação absoluta e confiável. Isso valida o pneu verde e verifica se a forma do pneu, a ordem de produção e os parâmetros de produção (pressão, temperatura, tempo de processo) correspondem. Uma antena de alto desempenho permite uma detecção confiável mesmo sob condições ambiente desafiadoras, por exemplo, durante a produção de pneus. A documentação automatizada do processo de manufatura garante a rastreabilidade no futuro.


Características técnicas:

  • Potência de transmissão: Ajustável de 3 a 1.000 MW ERP
  • Distância de operação: típ. 2 m
  • Temperatura de armazenamento: -40 °C … 85 °C
  • Classe de segurança: IP67
  • Dimensões do invólucro: 114 mm × 112 mm × 63 mm
  • Interface: 2 × Ethernet (http, Ethernet/IP, PROFINET)

Os Benefícios

A identificação confiável usando a tecnologia RFID garante uma sequência de processo suave com alta eficiência e máxima disponibilidade da fábrica. O invólucro robusto IP67 fundido é ideal para as condições industriais adversas. A API REST permite uma conexão simples com sistemas de back-end de TI existentes, como MES e ERP. As opções adicionais de E/S disponíveis tornam o leitor especialmente flexível para uso. Por exemplo, as operações de leitura podem ser iniciadas ou interrompidas conforme necessário por meio de duas entradas, sem necessidade de hardware adicional. A saída pode sinalizar o status do dispositivo.


Visão geral

  • Identificação clara de pneus verdes via RFID
  • Prevenção de erros; controle seguro do processo de produção
  • Integração simples no PLC via interface Ethernet industrial integrada e blocos de função fornecidos
  • Design extremamente compacto para instalação em espaços confinados
  • Invólucro robusto IP67 fundido para condições ambiente adversas

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.