Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Os sensores ultrassônicos para sistemas automatizados de transporte guiado mantêm o pessoal seguro

Sistema de sensor ultrassônico de segurança USi® com aprovação de segurança para EN ISO 13849 Categoria 3 PL d

A Aplicação

Os sistemas automatizados de transporte guiado (AGT) podem ser encontrados em muitos hospitais. Essa aplicação específica envolve um transportador suspenso com contêineres rolantes metálicos em que materiais como roupas sujas, remédios e alimentos são transportados para seu destino. O sistema AGT se move pelas passagens de suprimento em pisos subterrâneos, recolhendo e transportando contêineres rolantes para a estação necessária por meio de eixos especiais. Contêineres cheios de roupas sujas, pratos e itens semelhantes são transportados da mesma forma de seus destinos de volta para a área de abastecimento.


O Objetivo

Os chassis no sistema AGT para a aplicação descrita devem ser gradualmente reajustados. Esses chassis consistem essencialmente em um sistema de unidade, dois gabinetes de switch adjacentes e um suporte sob os contêineres. Como a conformidade com as normas atuais é essencial, os chassis exigem sistemas de proteção pessoal que impeçam de forma confiável possíveis colisões e lesões. A área de monitoramento necessária para isso precisa ser gerada ao longo de toda a largura do veículo na direção do percurso.

A ideia é criar um campo de proteção upstream da proteção contra colisão, que é um suporte de metal com tiras de contato em miniatura. Não é possível instalar um scanner a laser devido ao seu tamanho. O scanner seria danificado ou separado pelo suporte do recipiente ao mover cantos arredondados ou passar para o eixo de alimentação. Como o sistema é um transportador suspenso, a solução deve garantir que a área da cabeça e do ombro do pessoal na pista seja detectada para evitar lesões por colisões.


A Solução

A segurança USi® é um sistema de sensor ultrassônico que mantém a segurança do pessoal. Sua unidade de sensor que detecta obstáculos de forma confiável é pequena, o que torna o sistema muito compacto. Os dispositivos são, portanto, ideais para integração nos novos chassis do sistema AGT. As unidades de sensor livremente posicionáveis são fixadas em um ângulo predefinido à direita e à esquerda usando conjuntos de montagem personalizados. Para evitar que as unidades do sensor se separem quando o suporte do recipiente gira, cada vedação é feita com a borda inferior do gabinete do interruptor.

Os transdutores ultrassônicos geram um campo sonoro elíptico com um ângulo de abertura de ±17° e ±5°. Isso possibilita gerar um campo de detecção suspenso upstream do AGT com um transdutor à esquerda e um à direita. Como o único sensor ultrassônico seguro em conformidade com a norma EN ISO 13849 categoria 3 PL d, a segurança USi® garante o monitoramento de segurança necessário para essa aplicação. O sistema de sensores ultrassônicos é perfeito para essa aplicação graças à unidade de sensor extremamente compacta, que pode ser montada de forma otimizada e facilmente parametrizada para a aplicação.

As vantagens


O uso do sistema de sensor ultrassônico de segurança USi® garante a detecção segura e confiável de pessoal na pista o tempo todo. É o único sensor ultrassônico industrial com certificação de segurança para uso em conformidade com a norma EN ISO 13849 categoria 3 PL d. Isso significa que os benefícios da tecnologia de sensor ultrassônico agora podem ser utilizados para aplicações de segurança pela primeira vez. Objetos feitos de materiais diferentes são detectados de forma confiável com o uso da segurança USi®. Os sensores são resistentes à contaminação, correntes de ar, umidade e fatores semelhantes.

Características técnicas:

  • Alcance de detecção: até 2.500 mm
  • Classe de segurança IP: unidades de sensor IP69K, interface de controle IP65
  • Tempo de reação: normalmente 91 ms
  • Classificação de segurança: em conformidade com a norma EN ISO 13849 categoria 3 PL d
  • Temperatura de operação: -30 °C … +50 °C

Visão geral

  • O único sistema de sensor ultrassônico para manter a segurança do pessoal
  • Aprovação de segurança para uso de acordo com EN ISO 13849 categoria 3 PL d
  • Campo de som elíptico com ângulo de abertura de ±17° e ±5°
  • Unidade de sensor extremamente compacta que pode ser instalada nos menores espaços
  • Resistente a influências ambientais, como sujeira, correntes de ar, umidade e outros fatores semelhantes

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sistema de sensor de segurança USi

O Sistema de sensor ultrassônico de segurança USi está abrindo novos caminhos para aplicações de segurança, seja em ambientes empoeirados e desafiadores ou em áreas externas.