Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores do modo difuso ML100 que detectam wafers solares azuis

Reconhecimento confiável de wafers solares com tecnologia ML100 e BlueBeam

A Aplicação

A função básica das células solares é absorver o máximo de luz possível para convertê-la em energia elétrica. Os wafers solares formam a base física da célula fotovoltaica. Eles são feitos de silício azul e têm um revestimento antirreflexo especial para garantir alta capacidade de absorção e alta eficiência celular. Durante a produção das células fotovoltaicas, os wafers solares são classificados e colocados automaticamente em bandejas para processamento adicional. Para esse efeito, os wafers solares devem ser coletados com o auxílio de ventosas (a vácuo). Para garantir que a pinça colete os wafers solares corretamente e, assim, garantir um processo tranquilo, a presença do wafer solar deve ser detectada de forma confiável.


O Objetivo

A detecção confiável de wafers solares é uma das tarefas mais exigentes para um sensor fotoelétrico. Isso porque o revestimento antirreflexo confere a uma célula solar azul refletividade de apenas 0,3%. O sensor deve, portanto, ser capaz de detectar de forma confiável wafers solares independentemente de cor, textura e refletividade. Além disso, o transporte de wafers solares maiores pode causar um movimento flutuante nas bordas. Isso requer uma instalação particularmente próxima do sensor no objeto a ser detectado. À medida que a velocidade de transporte aumenta, aumenta também a velocidade necessária para detecção do sensor.


A Solução

Sensor de modo difuso ML100 com tecnologia BlueBeam
Sensor de modo difuso ML100 com tecnologia BlueBeam

A variante BlueBeam da renomada série ML100 é capaz de detectar todos os tipos de wafers solares. Ela utiliza um LED azul visível com um ponto de luz potente mas focado com um comprimento de onda de 470 nm. Os LEDs vermelhos convencionais baseiam-se em comprimentos de onda de 650 nm. Dessa forma, o ML100 com BlueBeam oferece mais precisão na detecção de wafers solares com refletividade particularmente baixa do que os típicos sensores LED vermelhos. O sensor de modo difuso com baixotempo de resposta de 1 ms supera o desafio de aumentar as velocidades de transporte.


Características técnicas:

  • BlueBeam com luz modulada de comprimento de onda de 470 nm
  • Ponto de luz azul muito brilhante e altamente visível
  • LEDs dispostos de forma clara para LIGADO e estado de comutação
  • Design em miniatura com montagem de rosca em metal

Os Benefícios

Graças à ampla faixa de detecção, o sensor pode até ser instalado a uma distância maior do objeto. Isso ocorre porque o sensor detecta o wafer solar mesmo que haja uma flutuação considerável nas bordas. A série ML100 com BlueBeam não só detecta de forma confiável wafers solares azuis, mas também pode ser usada para o reconhecimento de PCBs de difícil detecção. A fonte de luz LED azul altamente visível simplifica a instalação e a configuração. Como a digitalização de alta frequência é menos suscetível a interferências, o sensor mantém um sinal estável mesmo quando exposto a forças mecânicas, como choque e vibração.


Visão geral

  • Detecção confiável de wafers solares com alta absorção de luz
  • Reconhecimento independente de cor, textura e refletividade
  • Ampla faixa de detecção para uma instalação flexível

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.