Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sistema de posicionamento absoluto PXV para posicionamento confiável de transportadores monotrilho

Sistema de posicionamento absoluto PXV em produção de automóveis

A Aplicação

Transportadores suspensos são usados para levar materiais de produção internamente. Eles são populares no setor de fabricação de automóveis, por exemplo, onde motores, transmissões, portas de veículos e carrocerias de carros inteiras são transportadas ao longo de uma linha de produção. Um sistema completo de transporte de monotrilho consiste em um sistema de trilhos e vários transportadores. O uso de trilhos possibilita a criação de rotas flexíveis com elementos de trilho reto com aclives e declives, cantos e cruzamentos. Os transportadores movem-se de forma autônoma ao longo da pista e transportam cargas elevadas de forma confiável e segura. Também é possível transportar mercadorias por vários andares dentro de um prédio. Os transportadores estão equipados com sensores próprios, um motor e um sistema de controle. A energia é fornecida por um trilho de energia.


O Objetivo

Sistema de posicionamento absoluto PXV
Sistema de posicionamento absoluto PXV

O transportador monotrilho deve ser 100% seguro, já que a quebra de um único transportador pode levar a custos muito altos. A disponibilidade extremamente alta e as baixas taxas de falha são necessárias para a produção just-in-time no setor automotivo. Para evitar tempos de inatividade devido a colisões, os ganchos devem ser posicionados com precisão absoluta sobre rotas complicadas que cobrem longas distâncias. O sistema de controle central deve sempre saber a posição de cada transportadora na rota. Essa é a única maneira de garantir que a produção seja transparente e que a ajuda possa ser fornecida rapidamente em caso de falha. 


A Solução

O sistema de posicionamento absoluto PXV, composto por uma cabeça de leitura e uma fita de código Data Matrix, oferece a solução mais precisa. Enquanto a fita de código é instalada ao longo do trilho, a câmera 2D fica a 100 mm de distância (com margem de tolerância) do próprio suporte. A câmera 2D envia a posição absoluta do transportador em relação à fita de código Data Matrix presa ao sistema de controle. A fita de código de 25 mm é estreita o suficiente para ser facilmente montada acima do trilho de energia do transportador monotrilho. Com trilhos que medem entre 0 e 100 km de comprimento, uma resolução de posição de 0,2 mm euma velocidade de deslocação de até 8 m/s, a tecnologia PXV é altamente precisa para satisfazer os requisitos de posicionamento absoluto em pistas longas e complexas.


Características técnicas:

  •  resolução de medição precisa de 0,2 mm até um comprimento de 100 km
  • Velocidade de deslocamento: 8 m/s
  • Fita de código Data Matrix fácil de instalar
  • Interfaces: RS485, SSI, Ethernet/IP ou PROFINET
  • Livre de manutenção e sem contato
  • Versão segura safePXV com SIL 3/PL e, PROFIsafe

As Vantagens

O sistema PXV é rápido e fácil de configurar e oferece um alto nível de confiabilidade sem custos consequenciais por muitos anos. Embora outras tecnologias exijam intervalos de calibração e manutenção, elas não são necessárias neste sistema porque não há peças móveis. Para proteger o pessoal e o maquinário, a versão segura safePXV com PROFIsafe permite o posicionamento absoluto seguro de acordo com SIL 3/PL e com apenas um sensor. 


Visão geral

  • O melhor e mais confiável sistema de posicionamento absoluto: uma combinação única de câmera 2D e fita de código Data Matrix
  • Altamente flexível: posicionamento sem contato de até 100.000 m
  • Confiabilidade total devido à redundância de vários códigos, mesmo quando sujos ou danificados; é necessário um código legível
  • Instalação rápida usando fita adesiva: não há necessidade de orientação exata da câmera devido à ampla janela de leitura e à grande profundidade de campo

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sistemas de posicionamento absoluto safePXV e safePGV

Pela primeira vez, os novos sistemas de posicionamento absoluto safePXV e safePGV executam o nível de segurança SIL 3/PL e com apenas um sensor…