Transportadores suspensos são usados para levar materiais de produção internamente. Eles são populares no setor de fabricação de automóveis, por exemplo, onde motores, transmissões, portas de veículos e carrocerias de carros inteiras são transportadas ao longo de uma linha de produção. Um sistema completo de transporte de monotrilho consiste em um sistema de trilhos e vários transportadores. O uso de trilhos possibilita a criação de rotas flexíveis com elementos de trilho reto com aclives e declives, cantos e cruzamentos. Os transportadores movem-se de forma autônoma ao longo da pista e transportam cargas elevadas de forma confiável e segura. Também é possível transportar mercadorias por vários andares dentro de um prédio. Os transportadores estão equipados com sensores próprios, um motor e um sistema de controle. A energia é fornecida por um trilho de energia.
O transportador monotrilho deve ser 100% seguro, já que a quebra de um único transportador pode levar a custos muito altos. A disponibilidade extremamente alta e as baixas taxas de falha são necessárias para a produção just-in-time no setor automotivo. Para evitar tempos de inatividade devido a colisões, os ganchos devem ser posicionados com precisão absoluta sobre rotas complicadas que cobrem longas distâncias. O sistema de controle central deve sempre saber a posição de cada transportadora na rota. Essa é a única maneira de garantir que a produção seja transparente e que a ajuda possa ser fornecida rapidamente em caso de falha.
O sistema de posicionamento absoluto PXV, composto por uma cabeça de leitura e uma fita de código Data Matrix, oferece a solução mais precisa. Enquanto a fita de código é instalada ao longo do trilho, a câmera 2D fica a 100 mm de distância (com margem de tolerância) do próprio suporte. A câmera 2D envia a posição absoluta do transportador em relação à fita de código Data Matrix presa ao sistema de controle. A fita de código de 25 mm é estreita o suficiente para ser facilmente montada acima do trilho de energia do transportador monotrilho. Com trilhos que medem entre 0 e 100 km de comprimento, uma resolução de posição de 0,2 mm euma velocidade de deslocação de até 8 m/s, a tecnologia PXV é altamente precisa para satisfazer os requisitos de posicionamento absoluto em pistas longas e complexas.
Características técnicas:
O sistema PXV é rápido e fácil de configurar e oferece um alto nível de confiabilidade sem custos consequenciais por muitos anos. Embora outras tecnologias exijam intervalos de calibração e manutenção, elas não são necessárias neste sistema porque não há peças móveis. Para proteger o pessoal e o maquinário, a versão segura safePXV com PROFIsafe permite o posicionamento absoluto seguro de acordo com SIL 3/PL e com apenas um sensor.