Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Identificação confiável do tanque para Veículos guiados automatizados

Conceitos de segurança sofisticados para requisitos específicos de aplicação

A aplicação

Veículos guiados automatizados são usados na logística e na intralogística em todos os setores. Uma frota de veículos normalmente consiste de uma variedade de veículos diferentes. Isso significa que uma série de cenários podem surgir ao trocar baterias ou reabastecer, por exemplo, e que os veículos devem ser identificados de forma exclusiva. Quando se trata de veículos movidos a hidrogênio, pode haver diferentes tipos de tanque de combustível instalados, e cada tanque deve ser abastecido com uma quantidade específica de pressão. Como tanto as pessoas quanto as máquinas podem ser gravemente prejudicadas em caso de erro, é necessário um método confiável para identificar os tanques. Garantir que o reabastecimento possa ser realizado com segurança requer um sistema de identificação que possa detectar de forma confiável os diferentes tipos de tanque. A pressão apropriada para o respectivo tanque é aplicada, e o veículo pode ser abastecido com hidrogênio. Dependendo da localização da estação de reabastecimento, esse sistema de identificação precisa ser adequado para operar em ambientes internos e externos e para ser usado em ambientes industriais exigentes em que é exposto a sujeira ou condições climáticas.


O objetivo

Além de ter um funcionamento seguro em ambientes internos, externos e industriais adversos, o sistema de identificação deve ser capaz de funcionar com faixas de detecção de dois a três metros. Isso garante que os veículos possam ser reabastecidos com segurança, mesmo à distância, pois eles nem sempre param diretamente na frente da bomba de combustível. O sistema também deve atender aos requisitos da PL d (ISO 13849)/SIL 2 (IEC 62061). Não há nenhum sistema de identificação confiável no mercado que seja adaptado a essa aplicação.


Solução

Dispositivo de leitura/gravação RFID UHF IUT-F190-B40
Dispositivo de leitura/gravação RFID UHF IUT-F190-B40

A Pepperl+Fuchs desenvolveu uma solução completa e específica com base em um conceito e nos componentes de segurança. Duas etiquetas RFID que são adequadas para uso em ambientes industriais adversos são colocadas nos veículos com essa finalidade. O nível SIL necessário é garantido por redundância e por uma avaliação das informações da etiqueta no painel de controle seguro.

Quando um veículo guiado automatizado chega à estação de reabastecimento, ele é detectado por um dispositivo de leitura/gravação UHF com uma ampla faixa de detecção. Esse dispositivo de leitura/gravação está conectado à bomba de combustível. O sistema de controle de segurança avalia os dados e a pressão apropriada aplicada no respectivo tanque. Isso permite que os veículos sejam reabastecidos com segurança a qualquer momento.

 

Características técnicas

  • Solução segura até PL d/SIL 2
  • Ampla faixa de detecção de dois a três metros
  • Sistema robusto para aplicações internas e externas
  • Design extremamente compacto

As vantagens

Como um parceiro especializado, a Pepperl+Fuchs oferece suporte aos usuários com quaisquer perguntas relacionadas à segurança funcional, como o desenvolvimento do conceito de segurança e o cálculo do SIL e PL.

O conceito de segurança é criado independentemente da tecnologia e se adapta com precisão à aplicação e ao nível de desempenho necessário. Se no mercado não houver produtos de segurança adequados e econômicos, um conceito de segurança específico que utilize produtos que não seguros também pode fornecer a solução ideal. Como aqui, por exemplo, através do design redundante das etiquetas de RFID.

Os custos dos componentes adicionais necessários são reduzidos ao mínimo. Dependendo dos requisitos, as soluções podem usar o amplo portfólio de sensores padrão da Pepperl+Fuchs com uma ampla variedade de designs e opções de montagem.


Visão geral

  • Uma solução completa baseada em conceitos e componentes específicos
  • Conceitos independentes de tecnologia que estão perfeitamente alinhados aos requisitos do ambiente da aplicação
  • Soluções que alcançam o nível de desempenho necessário mesmo quando usam produtos não seguros
  • Soluções fáceis de integrar e muito econômicas
  • Um grande portfólio de sensores padrão que podem se adaptar perfeitamente às aplicações do cliente

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!