Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Usando o Nosso Sistema I/O Remoto para uma Digitalização Altamente Eficiente de Plantas

Migrando para a Comunicação Digital sem Substituir Dispositivos

A Aplicação

Durante a vida útil de uma planta de processo, a tecnologia de controle e medição precisará ser substituida uma ou duas vezes. Isso oferece ao usuário a oportunidade perfeita de instalar uma tecnologia de controle atualizada, seguindo os passos da digitalização através do uso de métodos de comunicação digitais. Ao mesmo tempo, o usuário é capaz de assegurar a proteção dos investimentos feitos com os dispositivos de campo já instalados na planta que usam uma comunicação analógica. A comunicação digital aprimora a eficiência operacional de uma planta usando um volume maior de informações disponíveis, transferindo dados de maneira altamente precisa e permitindo tarefas de diagnósticos e configurações de maneira remota.


O Objetivo

Digitalizar uma planta para oferecer melhores opções de operação e manutenção e, assim, evitar o seu tempo de inatividade/paradas. Usar processos automatizados onde possível, demonstrando total conformidade com os requisitos das rigorosas normas GMP. E ainda garantir que sistemas fora do escopo tradicional de automação recebam os dados necessários para otimizar os processos. No entenato, é essencial manter o bom funcionamento dos dispositivos de campo, assim eles ainda podem ser usados no processo. O desafio maior é integrar um número de diferentes dispositivos que contam com tecnologia de sensoriamento discreta e analógica, e atuadores padrões, além da comunicação em tempo real baseada em Ethernet e conexão aos dispositivos para uma variedade de sistemas.
 

 


A Solução

O sistema I/O remoto da Pepperl+Fuchs une a tecnologia já instalada a qualquer número de sistemas externos. Os dados não utilizados anteriormente nos dispositivos de campo são lidos com o HART. Usando um modem HART separado para cada canal nos módulos I/O, o dado pode ser lido em máxima velocidade, sendo 80 vezes mais rápido comparado ao multiplexador HART convencional. A configuração, status e dados de diagnóstico dos dispositivos de campo são transferidos diretamente a um sistema de gerenciamento de ativos ou qualquer outras aplicações necessárias usando HART/IP. Esse processo é realizado paralelamente ao protocolo PROFINET usado para o controle do processo. Outras aplicações também podem usar HART/IP para fazer a leitura de dados e processos, se apropriado.

As Vantagens

O I/O Remoto garante que os inventimentos para a digitalização da planta permaneça gerenciado pelos seguintes aspectos: 

  • Manutenção da base dos dispositivos de campo já instalados na planta 
  • Acesso direto aos disposiitvos de campo sem qualquer tempo de espera 
  • Planejamento simples do sistema de gerenciamento de ativos sem ter acesso ao nível de controle 
  • Conexão direta com excelente relação custo-benefício através da conexão Ethernet também usada para controlar processos 

Tudo isso simplifica e reduz custos com a manutenção da planta. Sistemas especialistas podem usar os dados disponíveis para otimizar processos, como de temperatura para aumentar a qualidade do produto ou reduzir o consumo de energia e investimentos adicionais.  


Destaques

  • Digitalização sem a necessidade de substituir os dispositivos de campo 
  • Acesso rápido e fácil a todos os dados dos dispositivos de campo 
  • Comunicação em paralelo com PROFINET
  • Planejamento simples

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.