Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Relés de segurança redundantes duplos para máxima segurança funcional

Ativação segura do alarme de incêndio para proteção eficiente contra incêndio

A aplicação

A proteção contra incêndio é um problema de alta prioridade, especialmente no setor de processos na indústria química. Quando meios de processo inflamáveis ou mesmo explosivos estão envolvidos, medidas construtivas extensas devem ser levadas em consideração para evitar incêndios, mas somente isso não é suficiente. Se ocorrer um incêndio, medidas e processos adequados devem ser estabelecidos para extingui-lo o mais rapidamente possível. Depois disso, o operador pode tomar todas as precauções para minimizar danos pessoais, danos materiais e danos ambientais


O objetivo

O tempo economizado é o fator decisivo no combate eficiente a incêndios. Gamas de temperatura, detectores de fumaça, detectores de gás e câmeras são tecnologias de sensores comuns para detectar incêndios o mais cedo possível e para iniciar as medidas de defesa necessárias. Todos os componentes usados devem fazer parte de um sistema de alarme coordenado e confiável que responda rápida e automaticamente quando um incêndio for detectado. Situações de incêndio detectadas devem ser comunicadas a um painel de controle que, por sua vez, aciona os equipamentos automáticos de extinção de incêndio e ativa simultaneamente os equipamentos de aviso sonoro e visual.

Por definição, este é um modo de baixa demanda. No entanto, todo o sistema de detecção e combate a incêndios deve funcionar com absoluta confiabilidade em qualquer situação. 


A solução

KFD2-RSH-1.2E.L relé de segurança
KFD2-RSH-1.2E.L relé de segurança

Um pré-requisito para uma sinalização de alarme confiável em caso de incêndio é a transmissão segura de sinal complementada pelo isolamento galvânico entre os circuitos de controle e de campo. Os relés de segurança ETS (função de segurança ligada) da Pepperl+Fuchs são projetados com precisão para essa finalidade. O relé de segurança KFD2-RSH-1.2E.L é um exemplo dessa série. Ele atende aos requisitos de segurança integrada de acordo com a SIL 3 e é usado para o ligamento seguro de equipamentos. Testes periódicos de diagnóstico e prova são realizados para verificar o funcionamento adequado dos equipamentos conectados a fim de garantir que tanto um alarme de incêndio quanto as medidas automáticas de combate sejam acionados de forma confiável em caso de incêndio.


As vantagens

Os relés de segurança da Pepperl+Fuchs são equipados com contatos redundantes duplos. Com essa sofisticada arquitetura "um em cada três" (1oo3), é suficiente que apenas um desses contatos esteja funcionando. Essa arquitetura mecânica garante máxima confiabilidade e segurança funcional quando alarmes de incêndio e equipamentos de combate a incêndio automáticos são acionados. Em contraste com os contatos guiados por força, a corrosão ou a poluição dos contatos é praticamente irrelevante.

Os diagnósticos são obtidos usando a comutação de tempo de retardo dos relés elementares. O resultado são tempos de prova extremamente longos. O esforço de manutenção para os equipamentos é insignificante.

Os relés de segurança da série KFD2-RSH oferecem ampla LFT (line fault transparency, transparência de falhas de linha). Curtos-circuitos e quebras de linha são detectados no nível do campo e no lado de controle e são atribuídos a um circuito de sinal específico. Portanto, não é necessário monitorar o relé usando uma saída de indicação de falha adicional e o esforço de fiação associado.

Os relés de segurança têm um filtro de entrada que filtra de forma confiável os pulsos de teste de entrada do sistema de controle. Como resultado, o controlador pode executar todos os diagnósticos necessários livremente sem criar um circuito não intencional.


Visão geral

  • Acionamento seguro de alarmes de incêndio e sistema de extinção automática com relé de segurança ETS
  • Isolamento galvânico do circuito de controle e do circuito de campo
  • Os efeitos da poluição e da corrosão nos contatos de comutação são amplamente eliminados
  • tecnologia 1oo3, diagnóstico integrado e transparência de falhas de linha
  • O teste de filtros de pulso protege contra falhas causadas pelo diagnóstico de controle

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!