Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

KFD2-RSH-1.*D.* para desligamento seguro do fornecimento de combustível de grandes motores a diesel

Relé de segurança com redundância dupla

A aplicação

Os grandes motores a diesel com vários milhares de cavalos de potência são normalmente usados em locomotivas a diesel. Os motores desse calibre também são frequentemente usados como uma unidade de alimentação de emergência para fontes de alimentação ininterrupta. A mistura ar-combustível inflama completamente dentro do motor e, portanto, quase não representa risco para o próprio motor ou para as pessoas que trabalham perto do motor. O perigo que pode ocorrer é quando as linhas de combustível estão com defeito e há vazamento de combustível.

Nesse caso, sensores térmicos e detectores de fumaça são usados para identificar incêndios automaticamente. Esses equipamentos não só acionam um alarme visual e sonoro, mas também ativam sistemas de extinção automática para o combate imediato das chamas. Eles também desligam automaticamente o fornecimento de combustível. 


O objetivo

Parar o fornecimento de combustível é a primeira e mais importante ação se um incêndio for iniciado em uma sala de máquinas que contenha uma unidade geradora a diesel. Para evitar que o incêndio receba mais combustível, é importante desligar imediatamente as bombas de combustível antes que qualquer outra medida seja tomada. Esse processo deve ser totalmente automático e ocorrer de forma adequada, mesmo sob condições de funcionamento críticas. 


A solução

Relé de segurança KFD2-RSH-1.*D.*
Relé de segurança KFD2-RSH-1.*D.*

O principal requisito para que os sistemas de alarme e equipamentos de extinção automática sejam ativados de forma confiável é a transmissão de sinal sem falhas entre o circuito de campo e o lado do controle, que são isolados galvanicamente um do outro.

Os relés de segurança KFD2-RSH-1.*D.* são ideais para tais aplicações. Esses relés de segurança estão em conformidade com os requisitos até SIL 3, de acordo com a IEC/EN 61508 e até PL e, de acordo com a EN/ISO 13849, um conceito de redundância em vários estágios para garantir que o mau funcionamento seja praticamente impossível.


As vantagens

Os relés de segurança da Pepperl+Fuchs têm três relés elementares. Com essa arquitetura um em cada três (1oo3), o sinal é transmitido mesmo quando apenas um dos três contatos está funcionando corretamente.

Devido ao diagnóstico integrado, obtido com o uso de comutação de tempo de retardo para relés elementares, um dos três contatos é verificado automaticamente durante cada operação de comutação. Repetir esse processo anualmente significa que o módulo de interface será totalmente testado após três anos sem a necessidade de mais esforços de teste.

Todos os relés de segurança estão equipados com transparência de falhas de linha. Curtos-circuitos e quebras de linha são detectados no nível do campo e são atribuídos a um circuito de sinal específico. Isso elimina a necessidade de conectar o relé a uma saída de indicação de falha, que exige um esforço adicional de fiação.

Além disso, os relés de segurança dispõem de um filtro de entrada que é usado para filtrar de forma confiável os pulsos de teste de entrada do sistema de controle. Isso permite que testes de diagnóstico e prova sejam realizados sem que um alarme de incêndio seja acionado.


Visão geral

  • Linhas de combustível com defeito são causas comuns de incêndios em salas de máquinas
  • O desligamento imediato do fornecimento de combustível é crucial
  • Os relés de segurança DTS com contatos redundantes duplos oferecem máxima segurança funcional
  • tecnologia 1oo3, diagnóstico integrado e transparência de falhas de linha
  • O teste de filtros de pulso protege contra falhas causadas pelo diagnóstico de controle

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!