Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Desligue com segurança – Melhores tempos de prova

Desligamento do fornecimento de meio do processo em situações críticas

A aplicação

O controle direcionado de equipamentos de campo analógicos é uma aplicação típica na automação de processos. Muitos desses equipamentos estão localizados em uma área classificada e, portanto, estão sujeitos a requisitos especiais para segurança intrínseca. Vários sistemas elétricos, eletrônicos e programáveis devem atender aos requisitos de segurança funcional da classificação SIL 3 de acordo com a IEC 61508/IEC 61511 para minimizar o risco de mau funcionamento. No setor de processos, isso está relacionado principalmente ao fornecimento controlado de meios de processo para processos reativos críticos.

A verificação regular para o funcionamento adequado das válvulas de fluxo de entrada usadas para essa finalidade não é a única exigência. Em caso de mau funcionamento do processo, o desligamento seguro também deve ser garantido o tempo todo. Se não houver um processo de execução paralelo, isso significa que o teste está necessariamente associado a uma restrição da disponibilidade da instalação.


O objetivo

A segurança funcional de acordo com a SIL 3 não é opcional. É um recurso obrigatório para muitos circuitos de sinal em setores de processos. Especialmente quando um processo químico está em uma fase crítica, o sistema de automação deve ser capaz de interromper imediatamente o fornecimento adicional do meio de processo para evitar que o processo saia do controle e resulte em danos extensos.

O esforço mínimo de hardware por si só não é suficiente para atingir esse objetivo. O fluxo de entrada do meio de processo também deve ser interrompido o mais rápido possível. Testes de prova periódicos não devem afetar negativamente a disponibilidade da instalação.


A solução

Driver de corrente KCD2-SCD-Ex1.ES SMART
Driver de corrente KCD2-SCD-Ex1.ES SMART

A Pepperl+Fuchs atende às condições limite de segurança funcional de acordo com a SIL 3 sem o uso de válvulas especiais de desligamento de emergência e válvulas de desligamento de segurança. Em vez disso, os posicionadores analógicos existentes são usados em um modo discreto até certo ponto. Eles estão totalmente abertos ou fechados. A inspeção funcional de acordo com a SIL 3 é obtida acionando esses controladores com sinais HART para testes de curso parcial, além de sua função real. Esses testes permitem testes de inspeção funcional sem desligar todo o fornecimento de meio e sem hardware redundante. O driver de corrente KCD2-SCD-Ex1.ES SMART, por exemplo, é adequado para essa função até o nível de segurança SIL 3.


As vantagens

Os drivers SMART atuais de acordo com a SIL 3 estão disponíveis para montagem no trilho DIN e nas placas terminadoras. Os testes de prova exigidos periodicamente são efetuados sob a forma de testes de curso parcial. Esses testes permitem a inspeção funcional sem roteamento redundante de cabos ou sem que todo o processo seja desligado. A disponibilidade da instalação, portanto, permanece ilimitada sem restrições econômicas. Mesmo em aplicações SIL 2, o uso dos dispositivos faz sentido: os tempos de prova podem ser estendidos significativamente.

Com essa solução para segurança funcional de acordo com a SIL 3, a Pepperl+Fuchs é o único fornecedor a oferecer barreiras isoladoras para todos os quatro tipos de sinal.


Visão geral

  • Testes de prova necessários sem restringir a disponibilidade da instalação
  • Acionamento direto de PST (partial stroke tests, testes de curso parcial) no controlador de fluxo de entrada por meio de sinais HART
  • Extensão significativa dos tempos de prova em aplicações SIL 2 usando barreiras isoladas SIL 3
  • Barreiras isoladoras de até SIL 3 para todos os quatro tipos de sinal (AI, AO, DI, DO) com esforço mínimo de hardware

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!