As estações de tratamento de esgoto são usadas para coletar e limpar efluentes de residências e de empresas industriais municipais. Esse efluente é normalmente fornecido por meio de conduítes. Se a topografia existente não fornecer um gradiente natural contínuo, pode ser necessário usar bombas para superar as diferenças de altura existentes em vários locais. O funcionamento adequado dessas estações de bombeamento deve ser monitorado. Falha na bomba e conduítes de saída bloqueados podem levar a um aumento no nível de esgoto na estação de bombeamento. Quebras do conduíte upstream resultam em uma diminuição. A medição contínua de nível é necessária para detectar essas falhas em tempo hábil.
A medição do nível deve detectar se a quantidade de água residual na estação de bombeamento está dentro dos limites especificados. Se um valor superior for excedido ou se um valor mínimo não for atingido, haverá falhas na entrada ou na saída ou na própria estação de bombeamento. O desvio dos níveis permitidos deve ser informado ao painel de controle para que as contramedidas possam ser tomadas ou para que os alarmes sejam acionados.
Os transmissores de pressão, por exemplo, do tipo LHCR-51 ou LHCS-51, são uma ótima maneira de monitorar os níveis do tanque de coleta. Essa tecnologia de sensor pode usar uma interface de 4 mA a 20 mA para se comunicar com as fontes de alimentação do transmissor. Isso aciona certas funções quando um valor limite previamente definido é atingido. As fontes de alimentação típicas do transmissor são os componentes compactos da série STC da Pepperl+Fuchs.
Essas fontes de alimentação do transmissor podem ser usadas para acionar um alarme se uma situação crítica for detectada para que medidas apropriadas possam ser tomadas. Se o transbordamento de um tanque de armazenamento de efluentes for iminente, bombas adicionais podem ser ativadas automaticamente.
As fontes de alimentação do transmissor e os transmissores de pressão estão disponíveis para uso em áreas classificadas e têm as aprovações internacionais relevantes. Os dois tipos de equipamentos são projetados para aplicações de segurança de acordo com a SIL 2, conforme a IEC/EN 61508. As fontes de alimentação do transmissor também estão disponíveis para os circuitos SIL 3. Todos os equipamentos são compatíveis com a interface de 4 mA a 20 mA e têm transparência HART, de modo que o equipamento de campo possa ser parametrizado por meio da barreira isoladora.