Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Fontes de Alimentação Monitoram a Pressão de Óleo

Detectar a Queda de Pressão Ajuda e Evitar Danos Severos em Maquinários

A aplicação

Os rolamentos fornecem uma lubrificação confiável em máquinas de alta velocidade. Eles garantem mínimos atritos e desempenham um papel crucial no aumento da vida útil. Por exemplo, é assim que as turbinas e os geradores se tornam totalmente lubrificados, o que garante que o atrito em superfícies metálicas seja transferido para o lubrificante líquido, evitando, portanto, qualquer abrasão. Para alcançar esse efeito, a película de lubrificação precisa ser pressurizada, pois essa é a única maneira de separar as superfícies de contato umas das outras de forma confiável. No caso de rolamentos hidrostáticos, uma bomba de óleo é usada para garantir uma pressão de óleo consistente e uma lubrificação confiável. 


O objetivo

Uma lubrificação inadequada pode ter consequências negativas. No caso do gerador de uma usina, reparar ou substituir componentes danificados pode custar dezenas de milhões. Além disso, há também a perda de receita por um longo período de tempo.

Isso demonstra a importância em se obter uma pressão de óleo suficiente para garantir o mínimo atrito entre o eixo e o rolamento. Portanto, é essencial monitorar continuamente a pressão do óleo. Se a pressão do óleo cair abaixo de um limiar crítico ou se ele ficar completamente despressurizado, isto não só precisa ser detectado de maneira confiável, mas uma série de ações específicas também precisam ser tomadas. Começando pelo  acionamento de um alarme e da ativação de uma bomba de substituição.


A solução

Fonte de alimentação do transmissor KCD2-STC-Ex1.ES
Fonte de alimentação do transmissor KCD2-STC-Ex1.ES

Um transmissor de pressão com uma saída de medição de 4 ... 20 mA é ideal para monitorização constante da pressão do óleo no ciclo de lubrificação. Uma unidade de fonte de alimentação do transmissor fornece uma fonte de alimentação intrinsecamente segura e garante que os dados sejam transmitidos de forma confiável. Os módulos KCD2-STC-Ex1.ES são normalmente usados para essa aplicação. Eles são adequados para aplicações até a SIL 3 de acordo com a IEC/EN 61508.

O sinal medido é transmitido ao controlador de segurança em um sistema de desligamento de emergência (ESD). Lá, o sinal é continuamente avaliado, monitorando assim a pressão do óleo. O ESD não aciona simplesmente um alarme quando um valor crítico é atingido. Ele também inicia automaticamente as medidas necessárias para reagir imediatamente a essa situação operacional crítica. Por exemplo, isso pode envolver a inicialização de uma bomba de reposição ou o desligamento completo da máquina.


As vantagens

A fonte KCD2-STC-Ex1.ES é equipada com uma entrada intrinsecamente segura que fornece a proteção contra explosão necessária para monitorar a pressão de óleo. A isolação galvânica também garante alta robustez, além de uma transmissão de sinal segura. Com certificações internacionais Ex e TÜV para segurança funcional, os isoladores são ideais para tarefas essenciais de monitoramento. 

Eles também podem se comunicar bidirecionalmente com um transmissor HART. Se o sinal de medição deve ser fornecido ao sistema de controle ou a um PLC em adição a um sistema de segurança, uma versão livre de separador (KCD2-STC-Ex1.2O.ES) pode ser usada.


Principais Características:

  • A pressão do óleo é monitorada continuamente
  • Intrinsecamente seguro para uso em áreas classificadas
  • Segurança funcional SIL 3
  • Comunicação HART bidirecional
  • Pode ser conectado a um PLC ou a um sistema de controle (opcional)

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!