Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Leitura dos códigos 1-D, 2-D e DPM com o VOS-I nos componentes do veículo

Identificação Confiável para Controladores de Plantas e Sistemas ERP

A aplicação

Nos processos de produção da indústria automotiva, os componentes são identificados e enviados para a próxima etapa de forma direcionada. Ao mesmo tempo, os dados de identificação são usados para a garantia de qualidade e rastreabilidade completa. As peças geralmente recebem um código Data Matrix. Dependendo dos requisitos de robustez, o código é aplicado a uma superfície adequada do componente como uma etiqueta ou por DPM (Direct Part Marking, marcação direta na peça) com laser ou agulha. Em particular, os códigos marcados por agulha em metal estabelecem altas demandas na leitura do código. As superfícies podem ser refletivas, curvas ou sujas; as agulhas desgastadas às vezes produzem códigos irregulares.


O objetivo

Com uma legibilidade muito variável e, às vezes, baixa, os códigos devem ser lidos de forma confiável de uma distância de alguns centímetros a dois metros. As peças podem estar em movimento (< 1 m/s). O processo de leitura deve funcionar nas linhas de montagem da mesma forma que para o uso nos braços de robôs. Os dados determinados são enviados ao sistema de controle da instalação e ao sistema ERP em um formato adequado, tornando demais ajustes desnecessários. Para leituras incorretas, uma opção de controle é necessária na forma de imagens de erro compreensíveis que podem ser facilmente acessadas posteriormente. 


A solução

Leitor de código universal VOS-I
Leitor de código universal VOS-I

O sensor de visão VOS-I foi especialmente projetado para ler todos os códigos padrão 1-D e 2-D de forma confiável. A iluminação do dispositivo pode ser adaptada para a aplicação. O dispositivo pode usar filtros eletrônicos para ampliar o código ou ocultar efeitos de borda, como arranhões, para melhorar a legibilidade. Se a qualidade do código diminuir no processo, ele poderá ser emitido como códigos DPM de acordo com a normativa ISO/IEC TR 29158 (AIM DPM) aplicável. Para a comunicação de dados, todas as interfaces relevantes estão disponíveis com E/S, Ethernet TCP/IP, PROFINET, Ethernet/IP e RS-232. A avançada função de script pode ser usada para adaptar a sequência de saída para integração ao sistema ERP sem a necessidade de adaptar o próprio sistema.

 

Recursos técnicos

  • Velocidade de movimento de até 4 m/s
  • Produtividade de até 30 leituras por segundo
  • Grandes distâncias e faixas de detecção (até 2 m), foco ajustável
  • Opções modulares de lentes e iluminação externa
  • Interfaces: TCP/IP, PROFINET, EtherNet/IP, RS-232 e E/S
  • Armazenamento de até 32 tarefas no sensor, código correspondente, vários códigos, várias janelas e modo multissensor e formatação da sequência de saída

As vantagens

O sensor de visão VOS-I oferece versões com iluminação integrada para distâncias de até um metro. Versões de montagem em C com resolução máxima de 5,2 megapixels estão disponíveis para distâncias de até dois metros. Essas versões podem ser combinadas de forma flexível com iluminação externa e lentes. Também é possível usar iluminação lateral. Isso evita o reflexo que pode ocorrer com a luz ambiente central de superfícies curvas: o código é lido de forma confiável, mesmo em um objeto redondo. Com seu design modular, o produto não é perfeito apenas para aplicações individuais, pois é um pacote completo que pode ser utilizado de forma flexível.


Visão geral

  • Leitura confiável de todos os códigos 1-D e 2-D, incluindo DPM (inscrito a laser/com agulha)
  • Portfólio de câmeras modulares com conexões padronizadas que consistem de sensor, iluminação e lente
  • Avaliação integrada
  • Fácil integração do sistema e saída de dados definida pelo usuário
  • Interface gráfica do usuário para comissionamento e parametrização do sensor rápidos

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.