Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

O detector SmartRunner garante proteção confiável para lentes de microscópio durante inspeção da PCB

O sensor de perfil a laser compacto detecta até mesmo os objetos minúsculos e refletivos

A aplicação

Microscópios são usados na fabricação de eletrônicos para verificar se há defeitos em PCBs (Printed Circuit Boards, placas de circuito impresso) montadas. A placa do circuito é fixada e o microscópio se move até que a imagem fique nítida. Se o microscópio se aproximar demais da placa do circuito, a lente pode ser danificada ou destruída, especialmente por parafusos de fixação salientes e elementos de suporte. Há pouco espaço dentro do dispositivo de teste da PCB. O componente de segurança da lente deve continuar sendo eficaz mesmo com espaço limitado.


O objetivo

A lente deve ser capaz de se aproximar da placa de circuito e, ao mesmo tempo, o contato físico da lente com qualquer objeto no campo de teste deve ser evitado. Portanto, o sistema de controle deve saber a tempo se os objetos estão na área de aproximação da lente. O mesmo se aplica a elementos muito pequenos: Alguns parafusos de montagem possuem diâmetro inferior a dois milímetros. Métodos de detecção comuns, como as grades de luz que são frequentemente usadas para tarefas de segurança, seriam sobrecarregados por isso. O dispositivo de detecção não deve apenas ser confiável, mas também fornecer uma avaliação integrada e disponibilizar os dados através de uma saída digital.


A solução

Sensor de perfil a laser do detector SmartRunner
Sensor de perfil a laser do detector SmartRunner

Um sensor de perfil a laser do detector SmartRunnermonitora o espaço à frente da lente do microscópio à distância necessária até a área crítica. Se a lente se aproximar muito do suporte da PCB, os pinos de montagem se projetam para dentro da faixa de detecção do sensor e são detectados de maneira confiável. O sensor emite o sinal de parada e a lente é protegida contra danos decorrentes do contato.

O dispositivo detecta objetos de tamanhos menores que um milímetro, incluindo hastes de suporte finas e os menores parafusos. Como ele avalia o plano de fundo ensinado, o sensor detecta até mesmo objetos altamente refletivos, como pinos metálicos. Esses itens aparecem como lacunas no plano de fundo e acionam o sinal correspondente.

 

Recursos técnicos

  • Detecção de objetos com tamanho a partir de 0,25 mm
  • Intervalo de medição: X: de 40 a 310 mm; Z: de 60 a 700 mm
  • Parametrização fácil com os códigos de controle Data Matrix disponíveis ao toque de um botão ou por meio da interface do usuário
  • O plano de fundo pode ser ensinado por meio dos botões do sensor ou da interface
  • Definição livre de tamanhos de objetos detectáveis e da faixa de detecção (região de interesse, ROI)
  • Interfaces: entrada/saída, RS-485
  • Barramentos de campo por meio de gateways: PROFINET, PROFIBUS, EtherNet/IP e EtherCAT
  • Taxa máx. de leitura: 30 Hz
  • Laser classe 1, grau de proteção IP67

As vantagens

O detector SmartRunner combina tecnologia de seção de luz de alto desempenho com um sensor de visão e iluminação LED. O emissor e o receptor estão no mesmo invólucro compacto. Isso torna o dispositivo ideal para a instalação em espaços particularmente estreitos. A detecção de objetos na área de inspeção pode ser lida por meio da interface RS-485 como uma imagem 2-D que é disponibilizada para fins de controle e documentação. O detector SmartRunner é o único sensor de perfil a laser do mercado e pode obter o perfil de altura e capturar uma imagem 2-D. A iluminação LED integrada garante que a imagem esteja sempre bem iluminada.


Visão geral

  • Detecção confiável de objetos, sinal de parada conveniente
  • Detecta até mesmo os objetos minúsculos e refletivos
  • Dispositivo compacto para instalação em espaços estreitos
  • Fácil de instalar

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Conheça os sensores de seção de luz SmartRunner equipados com uma combinação exclusiva de tecnologia de seção de luz e um sensor de visão 2-D com LEDs integrados…