Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Controle de remoção com garantia de qualidade para estações de embalagem com o detector SmartRunner

Sensor de perfil a laser compacto com função de detecção ajustável

A aplicação

Em uma estação de separação e embalagem, os produtos são removidos das caixas de transporte e embalados para o envio. As caixas são removidas em uma esteira transportadora ou esteira rolante. A estação está localizada em um local onde a seção da esteira se dobra em um ângulo de 90 graus. Em algumas estações, caixas com duas alturas diferentes são usadas. Uma unidade de monitoramento baseado em sensor registra a remoção.


O objetivo

Deve-se garantir que os funcionários alcancem a caixa correta e removam o produto apropriado. A ação de um funcionário que procura algo em uma caixa deve ser detectada o mais diretamente possível acima da caixa, de modo que a ação não seja possível abaixo da faixa de detecção do sensor. A função do dispositivo usado não deve ser afetada por condições estruturais desafiadoras, como objetos reflexivos na caixa. A ativação acidental por partículas estranhas ou insetos voadores deve ser evitada. O dispositivo deve monitorar somente de um lado da estação. Portanto, o sensor não deve ser dividido em elementos emissores e receptores como para uma grade de luz. Isso é especialmente importante ao usar caixas de alturas diferentes. Uma grade de luz teria que ser alinhada com a caixa maior e não detectaria uma ação não intencional abaixo da faixa de detecção.


A solução

Sensor de perfil a laser do detector SmartRunner
Sensor de perfil a laser do detector SmartRunner

O sensor de perfil a laser do detector SmartRunner combina emissor e receptor em apenas um dispositivo. O tamanho mínimo dos objetos a serem detectados pode ser configurado: enquanto a mão de um funcionário é detectada, partículas menores ou insetos voadores não acionam um sinal. A faixa de detecção pode ser ajustada e restrita à abertura da caixa. Uma ação de apertar algo ao lado da caixa não é registrada como acesso. Dependendo do tamanho dos recipientes, um ou dois sensores de um lado da estação podem monitorar por completo a área diretamente acima da caixa. O produto indicado por um ponto de luz (coleta por luz) é sempre removido. A ação de pegar algo da caixa é detectada de forma confiável por um ou ambos os sensores.

 

Recursos técnicos

  • Detecção de objetos com tamanho a partir de 0,25 mm
  • Intervalo de medição: X: de 40 a 310 mm; Z: de 60 a 700 mm
  • Parametrização fácil com os códigos de controle Data Matrix disponíveis ao toque de um botão ou por meio da interface do usuário
  • O plano de fundo pode ser ensinado por meio dos botões do sensor ou da interface
  • Definição livre de tamanhos de objetos detectáveis e da faixa de detecção (região de interesse, ROI)
  • Interfaces: IO, RS485
  • Barramentos de campo por meio de gateways: PROFINET, PROFIBUS, EtherNet/IP e EtherCAT
  • Taxa máx. de leitura: 30 Hz
  • Laser classe 1, grau de proteção IP67

As vantagens

O detector SmartRunner combina tecnologia de seção de luz laser de alto desempenho com um sensor de visão e iluminação LED. O emissor e o receptor estão no mesmo invólucro compacto. O dispositivo tem dimensões muito pequenas e é ideal para instalação em espaços limitados. Em estações que funcionam com duas alturas de caixa diferentes, os sensores podem ser montados em dois níveis sem nenhum problema. A ação de coleta na faixa de detecção pode ser lida através da interface RS485 como uma imagem 2-D que é disponibilizada para garantia da qualidade e documentação. 


Visão geral

  • Alinhamento preciso da faixa de detecção para a abertura da caixa
  • Detecção confiável da intervenção de funcionários, evitando o alcance não detectado
  • Nenhuma falha de sinal para partículas estranhas, nenhuma interrupção devido a objetos refletivos
  • Dispositivo compacto para instalação em espaços estreitos
  • Diversas opções de comunicação de dados
  • Fácil de instalar

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Conheça os sensores de seção de luz SmartRunner equipados com uma combinação exclusiva de tecnologia de seção de luz e um sensor de visão 2-D com LEDs integrados…