Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Tecnologia de visão para armazenamento

Furos simples garantem a posição perfeita

A aplicação

Assistir a um sistema de armazém automatizado com guindaste empilhador em operação é sempre fascinante, considerando a precisão e a dinâmica dos movimentos envolvidos. O principal desafio aqui reside no posicionamento preciso do transelevador em frente ao respectivo compartimento. As típicas estruturas de aço e quadros de aço dos armazéns com guindastes empilhadores não são, de forma alguma, as estruturas rígidas que parecem ser à primeira vista. Na verdade, sua geometria está sujeita a uma flutuação considerável, em maior ou menor extensão. Essa flutuação se deve à expansão por calor, a condições de carga variáveis e a fatores como cargas de vento, dependendo da qualidade e da estabilidade da construção.


O objetivo

Para aproximar o compartimento necessário com precisão, um processo de dois estágios é frequentemente usado com posicionamento bruto e preciso da cremalheira: No primeiro estágio, o alvo é aproximado apenas aproximadamente em alta velocidade. Um sistema qualificado de posicionamento da cremalheira no local fornece subsequentemente o nível necessário de precisão na faixa de centímetros e milímetros. Os sistemas convencionais de posicionamento da cremalheira se orientam para os alvos de referência, como refletores e etiquetas metálicas, que devem ser instalados em cada compartimento especificamente para essa finalidade. Os custos são subsequentemente incorridos para montagem, manutenção e limpeza desses alvos de referência etc.


A solução

Tecnologia de visão PHA
Tecnologia de visão PHA

Uma solução da Pepperl+Fuchs baseada em tecnologia de visão prova que esse sistema pode funcionar com um baixo nível de despesas. O sensor de visão é especializado no posicionamento preciso de sistemas automatizados de armazenamento e recuperação. Para isso, o sensor usa um método simples e eficiente. Para servir como ponto de referência, cada compartimento precisa simplesmente de um furo no perfil de aço da estrutura. O sistema de posicionamento aproximado só precisa se aproximar o suficiente do alvo para que o furo de referência fique dentro da faixa de detecção do sensor, que é de até 120 x 150 mm. Assim que o PHA detecta o furo, ele calcula os desvios entre as posições alvo e real. Isso se aplica tanto ao eixo X quanto ao eixo Y, o que significa que não é mais necessário instalar dispositivos de detecção separados para cada direção de coordenadas. O algoritmo de avaliação inteligente da tecnologia de visão PHA faz tudo de uma só vez.

O PHA tem quatro saídas de comutação para informações de direção e uma interface Ethernet TCP/IP ou uma interface PROFINET. Para posicionamento com base no método de aproximação, as saídas de comutação das coordenadas -X, +X, -Y e +Y indicam individualmente em qual quadrante o furo está localizado, ou essas informações são usadas no protocolo PROFINET. Os estados de comutação dessas quatro saídas podem ser identificados pelos LEDs correspondentes, que podem ser facilmente vistos de cima, de frente e de trás do invólucro. Durante a calibração, o comissionamento e a manutenção, o status e o comportamento do sistema de posicionamento da cremalheira podem ser lidos imediatamente pelos instaladores e pelo pessoal de serviço. 

 

Recursos técnicos

  • Dimensões: 70 × 70 × 51 mm
  • Distância de operação: 150 a 800 mm com uma faixa de detecção entre 80 x 100 mm e 120 x 150 mm
  • Precisão da medição entre ±0,1 mm e ±3 mm
  • Taxa de medição: 10 Hz

As vantagens

O sistema de posicionamento da cremalheira tem um controle automático do tempo de exposição que compensa as diferentes caraterísticas de reflexão de perfis de rack novos, antigos e sujos. A iluminação infravermelha combinada com um filtro de bloqueio de luz diurna apropriado fornece proteção confiável contra possíveis avarias causadas pela luz ambiente. O sensor de visão integra todos os componentes necessários do sistema, como câmera, iluminação infravermelha, avaliação e interfaces, em um único dispositivo compacto.

Com alta confiabilidade de detecção, uma solução integrada compacta para as direções X e Y e equipamento de interface conveniente, o sensor de visão é adequado para armazéns com guindastes empilhadores de todos os tamanhos concebíveis e economiza custos de instalação, material e manutenção.


Visão geral

  • Ensino automatizado na posição da cremalheira (furo)
  • Correção direcional por meio de quatro saídas digitais ou saída da dimensão de correção para uma conexão de barramento de campo
  • Solução completa dois em um: Eixos X e Y em um único dispositivo
  • Economias potenciais em termos de compras e montagem, uma vez que não são necessários auxílios adicionais, como refletores
  • Economias potenciais por meio da construção de aço com tolerâncias maiores

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.