Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Leitura de código automática e flexível em componentes eletrônicos com o VOS Ident

VOS-I com uma gama abrangente de acessórios para utilização universal

A aplicação

Na indústria eletrônica, componentes como placas de circuito impresso devem poder ser identificados de forma confiável. Essas informações são necessárias para controlar o processo de produção e para uma rastreabilidade completa. Como regra geral, as informações de identificação podem ser encontradas diretamente naPCB como um código de matriz de dados. O código é impresso em uma etiqueta ou inscrito diretamente na placa de circuito impresso usando um laser, o que ocasionalmente resulta em baixo contraste óptico. Os códigos também podem ser colocados na borda lateral da PCB e podem ser muito pequenos, até um tamanho de módulo de 0,1 mm. 


O objetivo

A leitura do código deve ser capaz de lidar com vários requisitos. Códigos extremamente pequenos precisam ser lidos de forma confiável, e deve ser possível ler vários códigos ao mesmo tempo, como no caso de bandejas de PCB. Ao ler um código após a montagem de SMD, informações sobre a posição do código também podem ser necessárias. Por exemplo, isso pode permitir que a ausência de placas de circuito impresso seja atribuída a uma posição de bandeja específica. As informações do código devem ser transmitidas ao controlador em um formato adequado. Ao se conectar a um sistema ERP, é necessário usar um formato de dados que não exija nenhuma adaptação do lado do ERP. Além disso, se houver um erro de leitura de um código, uma imagem de erro deverá estar disponível e fácil de recuperar.


A solução

Sensor de visão 2-D VOS-I
Sensor de visão 2-D VOS-I

O sensor de visão 2-D VOS-I lê todos os códigos 1-D e 2-D comuns. Ele também inclui decodificadores especiais para leitura de códigos gravados a laser. O VOS-I tem um amplo alcance de detecção e pode ler até 64 códigos simultaneamente. A área do sensor pode ser dividida em várias janelas de leitura. Isso permite que a posição do código seja transmitida individualmente para cada código.

Os filtros eletrônicos compensam condições ópticas difíceis usando ampliação e aprimoramento de contraste, por exemplo. A qualidade do código também pode ser verificada durante a leitura do código DPM com base na ISO/IEC TR 29158 (AIM DPM). Em caso de deterioração significativa, o processo de leitura pode ser interrompido e corrigido. O dispositivo possui todas as interfaces de fieldbus relevantes que são necessárias para conectar cabos de comunicação. A string de saída pode ser configurada para uso com sistemas ERP para evitar uma adaptação muitas vezes demorada no lado do ERP.


Características técnicas

  • Leitura de todos os códigos 1-D e 2-D
  • Velocidade de movimento de até 4 m/s
  • Até 30 leituras por segundo
  • Amplo alcance de detecção, distâncias de até 2 m
  • Resolução de até 5,2 megapixels
  • Interfaces: TCP/IP, PROFINET, EtherNet/IP, RS-232 e E/S
  • Armazenamento de até 32 trabalhos no sensor
  • Código de correspondência, código múltiplo, várias janelas e modo de vários sensores
  • Formatação de string de saída

Os benefícios

A série VOS-I inclui versões com uma variedade de resoluções diferentes, bem como distâncias e alcances de detecção. A série inclui dispositivos com iluminação e lentes incorporadas, juntamente com dispositivos com conexões de montagem em C que podem ser combinados de forma flexível com várias lentes e unidades de iluminação externas. A versão VOS5000-I com 5,2 megapixels é especialmente adequada para bandejas de PCB maiores. O alcance de detecção também pode ser ampliado usando a rede cliente-servidor para vincular vários dispositivos VOS-I. 


Visão geral

  • Leitura de todos os códigos 1-D e 2-D comuns, incluindo DPM (gravado a laser, perfurado com agulha)
  • Leitura de vários códigos, até 64, em uma única passagem
  • Gravação da posição e qualidade de códigos individuais
  • Filtros ópticos para compensar condições ópticas difíceis
  • Ampla seleção de iluminação e lentes
  • Todas as interfaces relevantes são integradas, permitindo uma comunicação completa até o sistema ERP

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Identificação óptica

De leitores de código 2-D e portáteis a leitores de código de barras e soluções especiais, encontre a solução ideal para sua tarefa de identificação óptica.