Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Identificação óptica na produção de baterias com leitor de código universal VOS-I

O sensor de visão com leitura de código múltiplo garante uma detecção abrangente

A aplicação

Na produção de baterias grandes, as células individuais são agrupadas em um módulo de bateria. Para isso, as células da bateria se movem ao longo de uma correia transportadora e são separadas. Após a separação, o movimento da correia transportadora faz com que as baterias continuem girando. As células são fornecidas com códigos. Os códigos de todas as baterias separadas devem agora ser lidos quando as baterias estiverem girando. A identificação individual de cada célula é importante para fins de garantia de qualidade e para garantir a rastreabilidade das etapas do processo. O módulo finalizado é colocado na estrutura da bateria por um robô. O módulo também é fornecido com um código para garantir que possa ser identificado e atribuído corretamente


O objetivo

É essencial que todas as células necessárias estejam realmente presentes durante o agrupamento. Para garantir isso, vários códigos devem ser lidos simultaneamente, geralmente com alta produtividade e altas velocidades de processo. Os códigos geralmente são muito pequenos e aplicados em superfícies curvas. Por isso, o leitor de código deve ter uma ampla faixa de leitura e também ser capaz de detectar de forma confiável códigos muito pequenos em altas resoluções. Ao ler o código no módulo de bateria finalizado, o leitor deve ser capaz de detectar o código mesmo em grandes distâncias. A comunicação contínua deve ser garantida entre o leitor de código, o controlador e os sistemas de nível superior. Quando os dados são transferidos diretamente para um sistema ERP, idealmente eles devem ser formatados de tal forma que não seja necessária qualquer adaptação no sistema ERP. Se houver um erro na leitura de um código, uma imagem de erro deverá estar disponível e ser fácil de recuperar. 


A solução

Leitor de código universal VOS-I
Leitor de código universal VOS-I

O leitor de código universal VOS-I pode detectar até 64 códigos simultaneamente. A leitura de vários códigos é confiável mesmo ao detectar códigos muito pequenos com alta produtividade. Células ausentes são detectadas imediatamente; a avaliação realizada pelo script integrado também pode identificar a célula ausente e a ranhura vazia. Também é possível realizar uma avaliação preliminar, o que minimiza o esforço no lado do controle. Todas as interfaces relevantes são integradas ao dispositivo, e o formato da saída de dados também pode ser adaptado. 

Recursos técnicos 

  • Velocidades de movimento de até 4 m/s em até 30 leituras/s
  • Ampla seleção de iluminação e lentes
  • Distâncias de até 2 m
  • Resolução de até 5,2 megapixels
  • Formatação flexível da string de saída e avaliação preliminar via script
  • Interfaces: TCP/IP, PROFINET, EtherNet/IP, RS-232 e E/S
  • Código de correspondência, código múltiplo, várias janelas e modo de vários sensores

Os benefícios

Os sensores da série VOS-I podem detectar a qualidade do código. Portanto, eles podem descartar erros de leitura e emitir um sinal correspondente se a qualidade do código for insuficiente. As diferentes versões dos sensores oferecem diferentes resoluções de até 5,2 megapixels. Existem modelos com iluminação e lentes integradas, bem como versões que podem ser combinadas com iluminação externa e lentes correspondentes por meio da conexão de montagem em C. Isso possibilita o uso em uma ampla variedade de distâncias e faixas de detecção. A faixa de detecção pode ser ampliada ainda mais com a organização de vários sensores em uma rede cliente/servidor.


Visão geral

  • Leitura confiável de todos os códigos 1-D e 2-D comuns, incluindo DPM (inscrito a laser e impressão por pontos)
  • Parametrização e armazenamento de até 32 trabalhos no sensor
  • Leitura de vários códigos de até 64 códigos em uma única leitura, incluindo detecção automática da qualidade do código
  • Ampla seleção de iluminação e lentes
  • Todas as interfaces relevantes são integradas, permitindo uma comunicação completa até o sistema ERP
  • Formatação flexível da string de saída e avaliação preliminar via script

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Fabricação de baterias

Desde a célula até o módulo da bateria até a bateria em si, conheça nossas soluções de sensor para fabricação automatizada de baterias!

Identificação óptica

De leitores de código 2-D e portáteis a leitores de código de barras e soluções especiais, encontre a solução ideal para sua tarefa de identificação óptica.