Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Orientação precisa de heliostatos em usinas elétricas de torre solar

Os Codificadores rotativos e os sensores de inclinação detectam posições ao longo de dois eixos

Aplicação

Em usinas de energia de torre solar, a luz refletida de vários espelhos é direcionada a um receptor, uma pequena área no topo da torre. O calor resultante (até 800 °C) é usado para gerar vapor para alimentar uma usina de turbina. A maioria das usinas está localizada em áreas desérticas ou com alto grau de radiação solar. Essas áreas são caracterizadas por flutuações extremas de temperatura entre o dia e a noite, atingindo temperaturas muito altas e extremamente baixas. Isso significa que, apesar da desidratação geral, pode-se esperar condensação. Areia e poeira geralmente são predominantes, e tempestades de areia podem ocorrer com frequência. As grandes usinas são compostas por dezenas de milhares de heliostatos (um aparelho que contém um espelho móvel ou direcionado, usado para refletir a luz solar em uma direção fixa).

Objetivo

Os espelhos móveis devem sempre direcionar a luz solar com precisão para a superfície do alvo. Seus pontos de foco devem ser distribuídos da forma mais uniforme possível por toda essa superfície para evitar o superaquecimento de pontos específicos. O alinhamento dos espelhos calibrados com precisão deve ser mantido constantemente durante a operação. Uma vez que os espelhos individuais podem ser posicionados a centenas de metros de distância da torre, é necessária uma medição de alta precisão do seu ângulo horizontal e vertical, ou seja, a rotação e a inclinação da superfície do espelho. A tecnologia usada para essa finalidade deve ser capaz de suportar as condições ambientais adversas em termos de temperatura, umidade e contaminação. A tecnologia também requer um alto nível de imunidade à interferência elétrica causada por raios.

Solução

A rotação horizontal é detectada com precisão por um codificador rotativo magnético da série MNI40 em alta resolução. O codificador rotativo pode ser facilmente integrado ao acionamento. A amostragem não tem contato e o dispositivo não requer nenhuma peça sujeita a desgaste mecânico. Os sensores de inclinação do tipo F99 são usados para determinar o ângulo de inclinação da orientação vertical. Esses sensores determinam o ângulo eletronicamente e não usam componentes mecânicos. Ambos os sensores foram concebidos para funcionar em condições ambientais adversas. Eles podem suportar temperaturas extremas, umidade, sujeira e choque mecânico.

Características técnicas

Sensores de torres de energia solar
Sensores de torres de energia solar

Sensores de inclinação INY060D

  • Sensor de inclinação de dois eixos
  • Intervalo de medição: -30° a +30°
  • Precisão absoluta: ≤ ±0,2°
  • Precisão de repetição: ≤ ±0,04°
  • Temperatura ambiente: -40 °C … +85 °C
  • Resolução: ≤ 0,02°
  • Grau de proteção IP68/69K

 

Codificador rotativo incremental MNI40N:r:

  • Detecção magnética sem contato e livre de desgaste
  • Design robusto (alto grau de vedação contra poeira, resiste a umidade, sujeira e efeitos mecânicos)
  • Contagem de pulsos: máx. 7.200
  • Temperatura de operação: -40 °C … +100 °C
  • Grau de proteção: DIN EN 60529, IP67, IP68, IP69K

Benefícios

Ambas as séries de sensores incluem versões de dispositivos que foram especialmente adaptadas para uso nesta aplicação. Personalizações adicionais podem ser feitas para atender a requisitos específicos. As modificações já disponíveis incluem alterações na fixação mecânica e no projeto da interface elétrica, além de maior resolução. O sensor de inclinação é especialmente fácil de instalar porque não precisa ser conectado mecanicamente a um acionamento.


Visão geral

  • Detecção de posição de alta precisão ao longo de dois eixos para rastreamento preciso de heliostatos com base na posição do sol
  • Orientação altamente precisa para o receptor para máxima eficiência
  • Dispositivos resistentes para uso em condições extremas
  • Personalização de sensores específica para aplicações e sistemas

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.