Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Verificação da posição dos furos piloto na formação de metais

Sensores indutivos de proximidade evitam a estampagem incorreta de peças causada por alimentação inadequada de material

Aplicação

Orifícios piloto pré-perfurados e espaçados uniformemente garantem que as tiras de metal sejam adequadamente alimentadas e alinhadas no molde. Se um orifício piloto não estiver posicionado corretamente, os sensores indutivos de proximidade protegerão o processo de formação interrompendo a prensa antes que o curso descendente atinja um ponto crítico.


Objetivo

Alinhe os orifícios piloto com precisão para garantir a correta formação das peças estampadas. Tempos de resposta rápidos do sensor e alta precisão são necessários para evitar problemas indesejados de qualidade associados a peças estampadas incorretamente.


The Solution

NBB2-8GM30-E3 inductive proximity sensor
NBB2-8GM30-E3 inductive proximity sensor

Inductive proximity sensors such as the NBB2-8GM30-E3 monitor a metal strip’s progression through a die by detecting pilot holes. Embedded in the die, the sensors ensure that the part is correctly positioned at each step of the forming process. The sensor logic is often “normally-closed” and provides a positive signal to the controller to initiate bends, cuts or punches when the hole is detected. Note—direct hole detection can be tricky as the sensing field is conical. If the fed strip has loose vertical tolerances, the sensor’s detection point will vary slightly. See Fig. 1.



Fig. 1

Uma alternativa à detecção direta de orifícios piloto é o monitoramento dos pinos piloto entalhados e carregados por mola que estão localizados no molde superior. Veja a Fig. 2. 


Fig. 2

Quando o avanço é curto ou longo, o pino piloto atinge a folha metálica no curso descendente e é comprimido para cima. Ao detectar a transição de entalhe para metal, o sensor indutivo interrompe a prensa antes que ocorra um erro de estampagem. Novamente, é utilizada uma saída de comutação “normalmente fechada”. Apenas no caso de falha, o sensor interrompe o processo e a prensagem. Uma vantagem adicional da comutação “normalmente fechada” é a indicação da perda de energia do sensor. Se a alimentação do sensor for interrompida de forma despercebida, não haverá risco de o processo de alimentação prosseguir sem monitoramento. Conexões cortadas ou soltas desligam automaticamente a prensa da mesma forma como quando uma falha de alimentação é detectada.


Características técnicas

  • Gama estendida de temperaturas operacionais -40… +85 °C
  • Maior distância de operação: 2 mm embutido
  • Tensão de operação: 5… 30 V
  • Tipo de saída: PNP
  • Protegido contra polaridade reversa
  • Frequência de comutação: 0… 6000 Hz

Benefícios

O uso de um sensor indutivo de proximidade para verificar a posição dos orifícios piloto em aplicações de estampagem de metais evita a estampagem incorreta de peças e reduz o tempo de inatividade não planejado. 


Visão geral

  • Sensores indutivos monitoram a progressão de tiras de metal no molde
  • Os sensores garantem o posicionamento correto da peça em cada etapa do processo de formação
  • A lógica do sensor "normalmente fechado" fornece um sinal positivo ao controlador para iniciar o processo especificado 

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Proteção de matrizes, aumento do tempo de atividade e rastreamento de ativos – descubra nossas soluções para processos de forjamento de metais!