Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Comunicação contínua do sensor à nuvem

Mestre IO-Link para conexão simples e fluxo paralelo de dados

Aplicação

Na máquina de calandragem usada para fabricar células de bateria, vários sensores monitoram estados e processos específicos. Atualmente, esses sensores normalmente incluem uma interface IO-Link e podem transmitir informações extras usadas para diagnóstico e otimização de processos, além dos dados reais de medição. Os dados são transmitidos a várias instâncias: Além do controle da máquina, essas instâncias podem incluir o sistema de controle de toda a fábrica, sistemas de TI de nível superior ou aplicativos em nuvem.

Objetivo

Uma instância de conexão local deve ser usada para simplificar a integraçãodos sensores em sistemas de nível superior. A instância deve "coletar" os dados de vários sensores e disponibilizá-los aos respectivos destinatários. A instância deve garantir a comunicação bidirecional paralela com diversos níveis , do controle da máquina à nuvem. A instância cria o fundamento para inúmeras funções adicionais, como monitoramento contínuo do status, autoteste de dispositivos, monitoramento de contaminação para sensores ópticos e a transferência de dados de parametrização durante trocas de dispositivos e expansões da fábrica.


Solução

Mestre IO-Link ICE2/3
Mestre IO-Link ICE2/3

Os mestres IO-Link ICE2/3 da Pepperl+Fuchs estabelecem uma conexãoentre dispositivos IO-Link no nível do campo e instâncias de nível superior. Os módulos da série ICE2 comunicam-se via EtherNet/IP, enquanto os da série ICE3 comunicam-se usando PROFINET. A tecnologia MultiLinkTM oferece um segundo canal de transmissão bidirecional com o OPC UA. Isso significa que os dados podem ser trocados através de dois canais simultaneamente: Primeiro, entre o nível de campo e o controlador e, segundo, em um formato padrão com outros sistemas de TI, como plataformas de dados e aplicativos em nuvem.

 

Características técnicas

  • Multi-Link: comunicação paralela com OPC UA, MQTT, JSON
  • Mestre IO-Link com 8 portas de E/S
  • Identificação de dispositivos IO-Link
  • Design em conformidade com IP67

Benefícios

A rede vertical oferece várias opções para monitoramento contínuo de status, manutenção orientada pela demanda e gerenciamento de ativos. Um servidor Web integrado oferece a opção de parametrização remota; os arquivos IODD podem ser armazenados. A configuração é muito simples, pois os dados de parametrização também são salvos no dispositivo. A identificação do dispositivo IO-Link facilita significativamente a integração e a troca de dispositivos. A arquitetura aberta independente de fabricante dos protocolos OPC UA e baseados em Ethernet também possibilita o uso de soluções híbridas.


Visão geral

  • O mestre IO-Link com OPC UA viabiliza a comunicação paralela com diferentes instâncias, do controle da máquina à nuvem
  • Versões de módulos para EtherNet/IP e PROFINET
  • Servidor Web integrado para parametrização remota
  • Configuração simples: a parametrização também é armazenada no dispositivo
  • A arquitetura aberta também viabiliza soluções híbridas

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Fabricação de baterias

Desde a célula até o módulo da bateria até a bateria em si, conheça nossas soluções de sensor para fabricação automatizada de baterias!