Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção confiável de rasgos em lâminas durante a fabricação de células de bateria

Soluções variáveis com sensores de modo difuso ou ultrassônicos

Aplicação

Como parte do processo de fabricação de células de bateria, as lâminas do ânodo, cátodo e separador são agrupadas. O material é enrolado em roletes e processado por meio de calandragem. Visto ser esta uma operação de alta velocidade e início/parada, a lâmina que está sendo enrolada no rolete pode se rasgar. Nesse caso, o processo deve ser interrompido imediatamente para evitar falhas de produção e possíveis danos à máquina. Quanto mais rápido o circuito de segurança for acionado, mais rápido e simples será executar as ações corretivas necessárias.

Objetivo

A lâmina que está sendo enrolada no rolete deve ser monitorada continuamente para garantir que está presente e permanece intacta. Qualquer rasgo na lâmina que está sendo enrolada no rolete deve ser detectado imediatamente e informado ao controle de máquinas por meio do sinal relevante. Os rasgos devem ser detectados dentro da mais alta confiabilidade, independentemente das propriedades da lâmina e, frequentemente, em espaços extremamente confinados no interior da máquina. Um princípio de medição sem contato deve ser empregado para proteger o material.


Solução

Os sensores fotoelétricos e ultrassônicos podem ser usados para verificar se as lâminas apresentam rasgos. Os sensores de modo difuso das séries R10x e R20x são caracterizados por tempos de reação extremamente curtos e um design especialmente compacto. Os sensores ultrassônicos das séries 18GS e UC-F77 detectam materiais reflexivos e transparentes de forma confiável. Todos esses dispositivos também estão disponíveis com uma interface IO-Link, o que possibilita uma comunicação abrangente até o nível do sensor.


Sensores de modo difuso R10x e R20x
Sensores de modo difuso R10x e R20x

Características técnicas

Sensores de modo difuso R10x e R20x

  • Sensores a laser DuraBeam ou LED de luz vermelha
  • Detecção precisa de objetos, a cor praticamente não exerce nenhuma influência
  • Tempo de resposta ≤ 1 ms
  • Gama de leitura ajustável
  • Gama de temperatura estendida de -40 °C a 60 °C
  • Alto grau de proteção (IP69K)

Sensores ultrassônicos F77
Sensores ultrassônicos F77

Sensores ultrassônicos F77 e 18GS

  • Alcance de detecção ajustável
  • Diâmetro ajustável do cone de som
  • Sincronização automática ao usar vários sensores
  • Gama da temperatura ambiente: -25 °C a 70 °C
  • Grau de proteção (IP67)

Benefícios

Os sensores do modo difuso detectam rasgos usando um feixe fino de luz que pode ser alinhado com precisão à lâmina, mesmo em espaços extremamente confinados. Os dispositivos são uma solução compacta para aplicações em que o espaço disponível é especialmente limitado. É possível usar os dados de diagnóstico transmitidos via IO-Link para iniciar a limpeza imediata do elemento óptico, conforme necessário. Os sensores ultrassônicos detectam o objeto-alvo, independentemente das suas propriedades ópticas. O design dos sensores os torna resistentes à contaminação e a condições ambientais adversas. Os sensores não geram interferência de EMC; o modo de detecção não é afetado por interferência eletromagnética.


Visão geral

  • Sensores de modo difuso para soluções especialmente compactas em espaços confinados
  • Os sensores ultrassônicos detectam materiais reflexivos e transparentes, independentemente das propriedades da superfície
  • Detecção rápida e confiável empregando ambos os princípios de medição
  • A detecção sem contato impede o desgaste e protege o material
  • A comunicação IO-Link fornece dados para diagnóstico integrado e otimização de processos

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Fabricação de baterias

Desde a célula até o módulo da bateria até a bateria em si, conheça nossas soluções de sensor para fabricação automatizada de baterias!