Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Controle preciso da dançarina na fabricação de células de bateria

O sistema de posicionamento indutivo fornece medição contínua e sem contato

Aplicação

As películas do eletrodo e do separador são enroladas em roletes e montadas via calandragem durante a produção de células de bateria. Esta é uma operação intermitente e de alta velocidade que requer interação precisa entre cada componente. O processo exige que a tensão da teia da película seja o mais constante possível. Um rolete-guia com mecanismo de mola, conhecido como dançarina, compensa as flutuações e ajuda a manter a tensão da teia. O movimento da dançarina deve ser o mais contínuo possível em torno de uma posição central. A medição contínua da posição da dançarina fornece dados importantes sobre o processo e a possível necessidade de correções ou manutenção.


Objetivo

O movimento da dançarina é medidocontinuamente e em alta resolução. A medição é sem contato e prevê um alto nível de confiabilidade. A força e a frequência das flutuações e qualquer desvio da posição central média são registrados com precisão.


Solução

Sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90
Sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90

Um pino de metal é conectado à dançarina. O pino atua como elemento de amortecimento que se desloca pelo sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90. O sensor detecta esses movimentos sem o uso de contato e com um alto grau de precisão. Isso mede com precisão o movimento da dançarina em um espaço de 0,1 milímetro e informa a posição atual em tempo real.

Características técnicas

  • Gama de medição parametrizável de 0 a 120 mm
  • Parametrização de ponto de comutação via IO-Link
  • Versões com saída analógica e até três saídas de comutação
  • Precisão de repetição: ± 0,1 mm
  • Resolução: 50 µm
  • Grau de proteção: IP67/IP69K

Benefícios

O sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90 não inclui peças móveis e, portanto, é isento de desgaste. O sistema é à prova de contaminação e vibração. O dispositivo está disponível com interface IO-Link como opção. A comunicação IO-Link permite uma parametrização especialmente fácil; além dos valores medidos de alta precisão, os dados podem ser acionados para uso em diagnósticos integrados e otimização de processos.


Visão geral

  • Medição precisa e contínua da posição da dançarina
  • Sensor sem peças móveis para medição sem contato e sem desgaste
  • À prova de vibração e contaminação
  • IO-Link opcional para parametrização simples e diagnóstico contínuo

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Fabricação de baterias

Desde a célula até o módulo da bateria até a bateria em si, conheça nossas soluções de sensor para fabricação automatizada de baterias!