Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Soluções para tipo de proteção Ex p para navios FPSO

O sistema para tipo de proteção Ex p da Série 6500 controla e monitora processos a bordo

Aplicação

Uma unidade flutuante de armazenamento e transferência de produção Floating Production Storage and Offloading Unit (FPSO) é um navio usado na produção offshore para produzir, armazenar, limpar e carregar o petróleo e os gases naturais extraídos. Sistemas como esse se tornaram o principal método de produção offshore em muitas regiões no mundo todo. Da mesma forma como ocorre com as demais aplicações em ambientes inflamáveis, o controle elétrico de determinados processos exige o uso de soluções de proteção contra explosões para minimizar os riscos para as pessoas, o meio ambiente e os equipamentos.


Objetivo

Um importante fabricante americano de sistemas de controle queria equipar um navio FPSO pertencente a um de seus clientes finais com uma solução elétrica completa. Para isso, o fabricante de sistemas de controle precisava de diferentes compartimentos certificados para ATEX e IECEx em Zona 1 e classe de temperatura T4 para que a solução pudesse ser equipada com sistemas de E/S remotas. As dimensões do compartimento variam de 1.000 × 1.500 × 450 mm a 800 × 2.100 × 1.000 mm (L/A/P). Todos os compartimentos deveriam atender ao tipo de proteção Ex pyb. Além disso, o fabricante do sistema de controle precisava de uma função de substituição externa para possibilitar que os sistemas de E/S remotas continuassem operando, mesmo que a unidade de controle para tipo de proteção Ex p fosse desligada.


Solução

Solução de gabinete Ex pyb usada no navio tanque FPSO
Solução de gabinete Ex pyb usada no navio tanque FPSO

Para atender a esses requisitos, os engenheiros da Pepperl+Fuchs optaram por usar o sistema para tipo de proteção Ex p da Série 6500. Esse sistema consiste em uma unidade de controle, um respiro de proteção do compartimento e uma válvula coletora, formando assim a base da necessária solução de compartimento protegido contra explosão. Os próprios compartimentos são inteiramente feitos de aço inoxidável SS316L, o que faz com que sejam adequados às desafiadoras condições de produção offshore a bordo de navios FPSO. Amortecedores de vibração especiais instalados entre a base e o compartimento protegem os compartimentos e os componentes elétricos contra qualquer possível dano mecânico causado por vibrações dos motores e condições marítimas.

Para garantir que a solução inclua a substituição externa necessária ao sistema para tipo de proteção Ex p, foi necessário instalar no circuito uma combinação de relés e contatos certificados para uso na Zona 1. Em caso de problemas no FPSO, o sistema de E/S remotas agora consegue substituir a unidade de controle do sistema para tipo de proteção Ex p por meio de uma saída, e continuar operando com segurança, já que o ar continuará a sair pela válvula de agulha e que a pressão será mantida.

Esta função também facilita a realização de trabalhos de manutenção na unidade de controle, uma vez que não será necessário desativar todo o processo. Os relés e contatos adicionais garantem que o sistema consiga alternar automaticamente entre duas fontes de alimentação, caso uma dessas fontes venha a falhar.

Com esta sofisticada solução para tipo de proteção Ex p da Pepperl+Fuchs, o cliente do fabricante do sistema de controle agora conseguirá controlar e monitorar os processos em seu FPSO no Oceano Índico, com segurança e eficiência.


Benefícios

O cliente final recebeu soluções de compartimento duráveis e adequadas para uso em zonas de ATEX e IECEx, projetadas para suportar as desafiadoras condições offshore a bordo de navios FPSO. Caro e demorado, o processo anterior de coordenar diversos fornecedores de componentes individuais e de inscrição para a certificação do sistema foi substituído pela abordagem completa da Pepperl+Fuchs: Todos os serviços, como design, construção, produção e certificação final, passaram a ser processados em um único lugar pelos especialistas em proteção contra explosões elétricas.


Visão geral

  • Solução de compartimento Ex p totalmente automática Pepperl+Fuchs
  • Desenvolvido, projetado e certificado para ATEX e IECEx
  • Monitoramento e controle automáticos de temperatura e pressão do compartimento
  • Fonte de alimentação redundante com comutação automática
  • Função adicional de substituição para possibilitar segurança de operação, mesmo que a unidade de controle seja desligada
  • Compartimento fabricado inteiramente em aço inoxidável SS316L, inclusive o revestimento e a tampa protetora

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.