Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Controle certificado para máquinas de perfuração de túneis de Classe I, Divisão 2

Purga e pressurização confiáveis para soluções de invólucro de grande volume

A Aplicação

Hoje em dia, a infraestrutura é criada cada vez mais no subterrâneo. Túneis e poços são produzidos por grandes máquinas de perfuração de túneis. Durante a perfuração, é possível haja escapamento de metano da rocha ou uma atmosfera com poeira potencialmente explosiva seja criada a qualquer momento. Portanto, máquinas e equipamentos elétricos só podem ser operados no subsolo com proteção confiável contra explosões. Máquinas de perfuração de túneis podem ter mais de 100 metros de comprimento e seus complexos sistemas de controle exigem invólucros que se estendem por vários metros.

Objetivo

A máquina de perfuração e todas as unidades de controle e fonte de alimentação devem atender aos requisitos e regulamentos de proteção contra explosão, que podem variar conforme o país e a região. O equipamento de proteção da ignição empregado deve funcionar de forma confiável e ter a certificação necessária no local de operação. Além disso, muitos componentes com alta dissipação de energia devem ser acomodados no controlador, como inversores de frequência e PLCs. Isso significa que a grande quantidade de calor residual desses poderosos componentes também deve ser removida do controlador.


Solução

Cobertura para o sistema de purga 6000 com certificação para Zona 1, 21 e Classe I, Divisão 1
Cobertura para o sistema de purga 6000 com certificação para Zona 1, 21 e Classe I, Divisão 1

Devido ao tamanho dos gabinetes de controle, os únicos tipos de proteção considerados no geral para máquinas de escavação de túnel são purga e pressurização. Tendo em vista seu tamanho, são usados invólucros convencionais que foram modificados para uso em ambientes protegidos contra explosão — por exemplo, com vedação para garantir o grau de proteção (IP) necessário. Além disso, uma cobertura especial para proteger contra a sujeira será adaptada juntamente com reforços destinados para evitar a sobrepressão. O sistema de arrefecimento fica separado para controlar o calor residual. Esses sistema retira o ar quente de dentro do invólucro para resfriá-lo em um circuito interno e, em seguida, enviá-lo de volta ao invólucro. Após a instalação dos componentes, o invólucro é purgado com gás inerte ou ar limpo. É estabelecida uma sobrepressão de vários milibares dentro do invólucro. O invólucro, a válvula e a ventilação de proteção do invólucro do sistema garantem que nenhum gás inflamável possa entrar no invólucro.


Benefícios

O cliente recebe uma solução totalmente certificada e pronta para uso, aprovada em reunião conjunta. Os engenheiros de projeto da Pepperl+Fuchs oferecem suporte durante cada etapa do projeto em estreita coordenação com o cliente, e o cliente sempre permanece no controle. Solicitações de alterações e ajustes são discutidas de forma direta e rápida, sendo implementadas conforme as necessidades do cliente, desde a fase de concepção até a aprovação conjunta final.

Quando se trata de invólucros de grande volume, a purga e a pressurização oferecem proteção ideal contra explosões e simplificam a integração de componentes com alta dissipação de energia. Os produtos do portfólio de purga da Pepperl+Fuchs automaticamente mantêm os níveis de pressão e, portanto, garantem a proteção contra explosão.

A Pepperl+Fuchs é pioneira em proteção contra explosão e oferece um serviço completo e exclusivo por meio de uma combinação de produtos de segurança intrínseca e engenharia personalizada, incluindo certificação completa e a construção de soluções de invólucros de acordo com as diretivas ATEX, IECEx e NEC. A empresa atende ao padrão HazLoc da UL e está autorizada a fabricar painéis de distribuição com certificação UL de Classe I, Divisão 1 e 2.


Visão geral

  • Soluções específicas para aplicações de proteção contra explosão elétrica
  • Sistemas de purga e pressurização com certificações globais
  • Solução ideal para invólucros e componentes de grande volume com alta dissipação de energia
  • Suporte de engenharia e de projeto desde a fase de concepção até a aceitação do produto
  • Certificação relacionada a aplicações para soluções individuais

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.