A aplicação de "detecção de folha dupla" ou "detecção de material duplo" é originária do setor de impressão. Nesse caso, a ocorrência de uma folha dupla deve ser detectada de forma confiável com um atraso extremamente curto para evitar tempos de inatividade demorados e dispendiosos do sistema. Entretanto, a gama de aplicações para esses dispositivos expandiu consideravelmente: Além de papel, os sensores de folha dupla ou sensores de material duplo também podem ser usados para monitorar a passagem de películas plásticas, madeiras, metais ou até mesmo de wafers solares altamente reflexivos em máquinas. Da mesma forma, a detecção de juntas coladas ou etiquetas pode ser realizada sem grandes esforços.
A base técnica da solução é sempre um par de transmissores e receptores ultrassônicos que monitoram continuamente o fluxo de material em uma máquina por meio de pulsos ultrassônicos. Com base em uma alteração de amplitude, o sensor de folha dupla agora detecta, durante a passagem do material, se uma camada dupla de material foi alimentada ou se existe uma mancha adesiva ou uma etiqueta.
Sensores industriais de folha dupla de última geração ou sensores de material duplo, como os fabricados pela Pepperl+Fuchs (por exemplo, dispositivos do tipo UDC-18GS-*IO-* e UDC(M)-30GS-*IO-*), também oferecem várias outras vantagens além da sua robustez excepcional e alta velocidade de detecção: Os usuários podem selecionar de forma rápida e prática entre três configurações de limite predefinidas para diferentes espessuras de material por meio de duas entradas de sensor ou uma interface IO-Link integrada. Além de simplificar o comissionamento ou o ajuste durante a operação, a interface IO-Link dos sensores de folha dupla libera um novo potencial para análise e manutenção da máquina. Sem esforço adicional de fiação, ele fornece acesso a todos os parâmetros do sensor, bem como a dados de diagnóstico e de processo. Por exemplo, o monitoramento em tempo real dos dados do processo pode ajudar a verificar as configurações do valor limite no sensor de folha dupla, dependendo do material que está sendo executado no momento e seu comportamento de amortecimento específico.
Se vários sensores de folha dupla forem usados próximos uns dos outros para controle de material duplo, a sincronização automática integrada dos dispositivos entra em ação. Uma conexão simples de 1 fio entre até dez sensores de folha dupla impede a interferência mútua e, assim, aumenta ainda mais a confiabilidade funcional.
A Pepperl+Fuchs disponibiliza vários documentos para download sobre os sensores ultrassônicos. Além de um guia de tecnologia geral sobre sensores ultrassônicos, você pode também fazer o download de um novo guia com foco na detecção de material duplo com sensores ultrassônicos. Obtenha os documentos em PDF e entenda muito mais sobre nossas tecnologias!