Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Encoders Rotativos Incrementais

Os codificadores rotativos incrementais gravam um certo número de pulsos para cada revolução do eixo. A contagem dos pulsos ou a medição da duração do período fornece informações sobre a velocidade e o ângulo do eixo.

Os codificadores rotativos incrementais de 2 canais com sinais de saída de 90 graus com desvio de fase permitem detectar a direção de rotação para controlar o posicionamento bidirecional de um eixo. Os codificadores rotativos incrementais de 3 canais fornecem um sinal zero adicional para cada revolução. Esse sinal pode ser usado em uma corrida de referência ou medição de comprimento.

A Pepperl+Fuchs oferece um amplo portfólio de codificadores rotativos incrementais para atender aos requisitos de uma ampla variedade de aplicações, desde aplicações industriais padrão até aplicações offshore, de segurança e higiene. Se necessário, também desenvolvemos soluções individuais adaptadas às necessidades específicas do cliente.


Codificadores rotativos incrementais para serviços pesados


Os codificadores rotativos incrementais para serviços pesados da Pepperl+Fuchs foram projetados para funcionar de maneira confiável em condições adversas, por exemplo, em fábricas de processos externos ou maquinário de construção em ambientes sujos e empoeirados. Devido ao seu design robusto, os codificadores rotativos para serviços pesados suportam facilmente calor, frio, sujeira, vibrações constantes, fortes choques ou interferências eletromagnéticas. Como resultado, eles entregam resultados de medição precisos em todos os momentos. Isso resulta na solução ideal, por exemplo, para feedback de velocidade em grandes motores assíncronos.


Codificadores rotativos incrementais offshore


Seja em turbinas eólicas próximas à costa ou em alto mar, os codificadores rotativos incrementais offshore da Pepperl+Fuchs foram desenvolvidos especificamente para uso em aplicações marítimas e em regiões particularmente frias. Com uma gama de temperatura de -40 °C a +60 °C, os codificadores rotativos offshore suportam fortes flutuações de temperatura. Seu invólucro resistente à água do mar os protege contra corrosão. Ao mesmo tempo, o design robusto do sensor com revestimento especial de invólucro garante uma longa vida útil. Desta forma, os codificadores rotativos offshore asseguram a alta disponibilidade de turbinas eólicas, guindastes de pórtico ou spreaders, que muitas vezes são de difícil acesso e, portanto, exigem um alto nível de manutenção.


Codificadores rotativos incrementais para áreas classificadas


A tecnologia de sensor usada em áreas classificadas precisa atender a requisitos especiais. Os codificadores rotativos incrementais para essas áreas estão, portanto, disponíveis com certificados de exame do tipo UE até a Zona 1, incluindo invólucros à prova de chamas (Ex d) e tipos de proteção intrinsecamente seguros (Ex i). O design robusto do invólucro aumenta a vida útil e reduz o trabalho de manutenção. Seja na indústria química, em estações de tratamento de águas residuais ou em usinas elétricas: Onde quer que atmosferas explosivas possam se formar, os codificadores rotativos incrementais da Pepperl+Fuchs garantem operações de processo seguras.


Codificadores rotativos incrementais de segurança


Para máquinas que exigem funcionalidade segura de acordo com a Diretiva Máquina 2006/42/EC, a Pepperl+Fuchs oferece codificadores rotativos incrementais com certificação até SIL 3/PL e. Eles são usados, por exemplo, em ferramentas de usinagem, transportadores aéreos ou máquinas de embalagem. Os sensores monitoram sequências de movimento, garantem velocidades seguras em caso de mau funcionamento e regulam as velocidades até o ponto de inércia. Desta forma, os codificadores rotativos de segurança evitam perigos para os operadores, bem como danos às máquinas.


Codificadores rotativos incrementais para aplicações de alimentos


Os sensores utilizados nas indústrias farmacêutica, química ou alimentar têm requisitos particularmente elevados em termos de higiene. Por esse motivo, a Pepperl+Fuchs desenvolveu um codificador rotativo incremental com design higiênico: O invólucro de aço inoxidável do sensor foi projetado para atender aos requisitos de higiene e garantir segurança microbiológica de acordo com a EHEDG. Além disso, o codificador rotativo não é sensível a agentes químicos agressivos de limpeza e desinfetantes. Devido à sua resistência ao choque térmico, ele pode ser facilmente limpo com equipamentos de alta pressão. Esses recursos reduzem os tempos de limpeza e, portanto, aumentam a disponibilidade da máquina.