Serviceline
Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

WirelessHART

O WirelessHART usa uma banda de 2,4 GHz—livre de licença e usada no mundo inteiro—como um meio de transferência para diversas tecnologias de rádio, incluindo WLAN, Bluetooth e ZigBee. Mas o WirelessHART é muito mais do que uma variação da WLAN.

O WirelessHART usa uma rede mesh onde todas as estações de rádio (dispositivos de campo) formam uma rede de comunicação. Todas as estações participantes servem simultaneamente como uma fonte de sinal e um repetidor. O transmissor original envia uma mensagem para o 'vizinho' mais próximo, que passa a mensagem adiante até que a mensagem chegue a estação base e ao receptor efetivo. Além disso, rotas alternativas são configuradas na fase de inicialização. Se a mensagem não puder ser transmitida em um caminho específico, devido a um obstáculo ou a um receptor com defeito, a mensagem será automaticamente passada para uma rota alternativa. Além de expandir a cobertura da rede, a rede mesh fornece rotas de comunicação redundantes para aumentar a confiabilidade.

A comunicação na rede sem fio está coordenada com TDMA (Time Division Multiple Access), que sincroniza os participantes da rede em intervalos de 10 ms. Permitindo uma rede muito confiável (livre de colisão) e reduzindo os tempos de avanço e atraso em que uma estação deve estar ativa.

Para evitar uma interferência, o WirelessHART utiliza também o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum). Todos os 15 canais conforme definidos pela IEEE802.15.4 são usados em paralelo, o WirelessHART utiliza a FHSS para "saltar" todos esses canais. Os canais que já estão em uso são apagados para evitar colisões com outros sistemas de comunicação sem fio.

A combinação da sincronização de 10 s e 15 canais possibilita 1500 comunicações por segundo.



Topologia de rede em malha WirelessHART