Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Uma Mudança Radical – Sistema de Proteção Contra Incêndio Altamente Eficaz

Detalhes do projeto

Cliente | Versalis

Projeto | Conexão de dispositivos de campo ao sistema de controle via I/O remoto

Localização | Priolo Gargallo, Itália


O cliente

O que seu tênis de corrida e uma maçã tem em comum? Embora a resposta a essa pergunta certamente não seja óbvia, existe algo em comum: para ambos os produtos, o etileno (também conhecido como eteno) desempenha um papel importante. O etileno é o componente químico orgânico básico mais produzido. Seu processo de produção ocorre em craqueadores de vapor, e o produto final é usado como um material semelhante a borracha de solas em tênis de corrida.

O que um tênis de corrida tem a ver com uma maçã? Como o etileno é muito versátil, existem diversos cenários de aplicações diferentes – por exemplo, no setor de alimentos. Para entregar frutas e vegetais frescos e para deixá-los com uma aparência apetitosa e suculenta nos supermercados, o produto é amadurecido artificialmente pela gaseificação com etileno. Esse procedimento melhora o transporte das mercadorias e as protege do bolor.

A empresa química italiana Versalis, uma subsidiária da empresa petrolífera ENI, opera instalações de produção de polietileno e compostos aromáticos em Priolo Gargallo (Itália), e é uma das maiores produtoras desse útil produto químico. Para a produção de etileno gasoso e incolor, são usados produtos químicos com inflamabilidade extremamente alta. Consequentemente, é necessário proporcionar a maior segurança possível para pessoas e máquinas dentro da planta o tempo todo.


Os requisitos

Durante a implementação de uma nova diretriz de segurança, a Versalis decidiu modernizar um sistema de segurança controlado manualmente. A versatilidade e a flexibilidade das operações cotidianas estavam no topo da função dos operadores. A nova diretriz estipulou que no caso de incêndio, todas as válvulas extintoras instaladas dentro das instalações fossem controladas localmente ou por uma sala de controle central. Para alcançar esse objetivo, era necessária uma modernização do sistema de controle de processos.


A solução

Em estreita cooperação com a Versalis, a Pepperl+Fuchs desenvolveu uma solução técnica muito especial. 117 válvulas operadas por motor (MOVs), localizadas ao redor de toda a área classificada (cerca de 2 km²), agora formam um novo sistema de proteção contra incêndios. Devido aos requisitos extremamente altos para esta aplicação crítica de segurança, cada caminho da comunicação digital está instalado com tripla redundância (linha principal, linha secundária, linha de serviço). Uma topologia anel centralizada ajuda a reduzir as distâncias entre as válvulas operadas por motor amplamente alocadas.

Sete estações I/O remotas da Pepperl+Fuchs com fontes de alimentação redundantes e acopladores de rede estão conectadas a topologia anel por Ethernet/Modbus TCP-IP e conversores de fibra ótica. Para aumentar ainda mais a segurança, o sistema de extintores é redundantemente construído em camadas. Entradas binárias monitoram o retorno da posição e o status geral do sistema de proteção contra incêndios. Todo o sistema I/O é integrado em um rígido invólucro de aço inoxidável.

Durante a inspeção e a verificação de aceitação, a solução impressionou pela economia de tempo alcançada, pois as funcionalidades do I/O possibilitaram um diagnóstico rápido de todo o anel. Cada software e mecanismo de hardware foram testados. As rotinas de teste incidiram sobre as tecnologias I/O e os sistemas digitais, de modo que todas as simulações foram executadas com a ajuda da ferramenta PACTware. A grande quantidade de dados gerados se mostrou muito útil para obter uma visão geral do status de toda a estrutura do sistema.

O novo sistema agora oferece um monitoramento moderno e preditivo da posição das válvulas. Reduzindo o tempo de parada das instalações e assegurando uma maior eficiência na produção. Quando uma válvula fica 'emperrada', os operadores recebem uma notificação do sistema de controle, o que os permite iniciar imediatamente um reparo direcionado. Não há mais a necessidade de os técnicos fazerem demoradas rondas de inspeção no local para testar a capacidade funcional.

Em comparação com a topologia ponto a ponto anteriormente instalada, a Versalis agora economiza vários quilômetros de fios com essa nova solução. Afinal, são necessários 50%–60% menos cabos dentro da planta. A solução da Pepperl+Fuchs provou ser um verdadeiro amplificador de eficiência de diversas maneiras, ao mesmo tempo em que assegura o máximo de segurança e disponibilidade.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Gateway PROFINET

O nosso gateway LB/FB PROFINET abre as possibilidades para aplicações IIoT 4.0 nas indústrias de processos.