Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Tratamento de Água de Lastro em Navios com as Soluções Customizadas da Pepperl+Fuchs

Navios petroleiros, plataformas flutuantes de produção de petróleo e navios de carga navegam diariamente pelos oceanos. Métodos físicos são usados para limpar organismos e micróbios da água do lastro dos navios. A proteção contra explosão desempenha um papel fundamental a bordo, seja para proteger as bombas dos navios contra a proximidade dos sistemas de limpeza ou de um ambiente potencialmente perigoso criado pela carga do navio. A Pepperl+Fuchs desenvolve soluções customizadas para essa finalidade, oferecendo a combinação perfeita de purga e pressurização junto com um sistema de tratamento de água do lastro.



A Pepperl+Fuchs fornece soluções personalizadas para tratamento de água de lastro em navios.

Em suas jornadas pelos oceanos que atravessam o mundo, navios de carga e petroleiros usam a água do lastro para obter estabilidade. A água do lastro é trocada em intervalos regulares durante as operações de carga e descarga e as lavagens também são feitas regularmente. Portanto, alguns 'organismos' são transportados junto com a água do lastro. Esses "passageiros clandestinos" podem alterar o equilíbrio do ecossistema local. Danos ambientais podem ocorrer, gerando ameaças a espécies nativas ou riscos para a saúde decorrentes de bactérias.

A International Maritime Organization (IMO) definiu regras para o gerenciamento de água de lastro em uma convenção realizada em 2004. Cada navio deve documentar suas trocas de água de lastro de acordo com todas as exigências legais. A princípio, existem dois métodos: um deles é trocar a água em alto mar. No entanto, essa técnica geralmente é restringida devido a influências climáticas, rotas de navios ou o projeto do navio em si. Outro método é executar processos de tratamento da água de lastro a bordo usando métodos mecânicos, físicos ou químicos.

 


Solução combinada

Filtrar a água do lastro e tratá-la com altas concentrações de luz UV para eliminar organismos e micróbios é um método ecologicamente correto. Um sistema apropriado com um reator UV é geralmente instalado na sala da bomba central. Essa sala é classificada como uma área perigosa nos navios petroleiros, plataformas flutuantes de produção de petróleo e em navios que transportam materiais combustíveis. Altas tensões são necessárias para operar o reator ultravioleta, por isso, a Pepperl+Fuchs desenvolveu uma solução certificada que combina um sistema de purga e pressurização com métodos de proteção contra explosão. Esta solução cria ambientes seguros para operar equipamentos elétricos de alta tensão.

O componente central dessa solução é um sistema de purga da linha de produtos Bebco EPS® Série 6000, que protege os componentes eletrônicos. Para isso, o sistema estabelece automaticamente a sobrepressão necessária e a monitora continuamente. Ao purgar com um gás inerte, os gases e vapores inflamáveis são reduzidos a uma concentração que não seja mais explosiva.

O sistema de purga e pressurização é complementado por uma caixa de junção protegida contra explosão. Também fornecemos sensores de medição de pressão, nível, medição de temperatura e caixas de junção do Sistema-K para obter uma transmissão de sinal intrinsecamente segura.


Desenvolvida especialmente para ser usada ao redor do mundo

Nossos engenheiros em todo o mundo estão aptos para auxiliar nossos clientes em todas as fases de um projeto.
Nossos engenheiros em todo o mundo estão aptos para auxiliar nossos clientes em todas as fases de um projeto.

Nossas soluções combinam perfeitamente o sistema de purga e pressurização com métodos de proteção contra explosão. Além disso, elas atendem as exigências em termos de segurança e são certificadas para serem usadas mundialmente. Essa é uma grande vantagem, pois os navios percorrem todos os oceanos e precisam fazer escalas em portos de diversos países para reparo ou manutenção. O sistema Ex é a melhor solução para esta aplicação específica.

A Pepperl+Fuchs desenvolve soluções customizadas para áreas potencialmente explosivas, nossas soluções são fornecidas com todas as certificações necessárias e cabíveis para cada tipo de setor.