
Equipamentos móveis são regularmente usados na exploração de óleo e gás e abrem novas possibilidades. A tecnologia móvel permite a busca de matérias primas escondidas na superfície da terra em profundidades de 500 a 5.000 metros.
Até então, as medições de temperatura e pressão necessárias durante os processos de exploração eram realizadas usando uma solução sem fio. Os dispositivos de campo transmitem os processos variáveis através de um sinal 4 mA … 20 mA. Os sensores estão localizados numa área classificada e os componentes individuais ficam a aproximadamente 20 m de distância uns dos outros.
Devido ao deslocamento constante do sistema para desenvolvimento de novos campos de óleo e gás, bem como o tempo de espera, a solução com fio precisa ser substituída por uma tecnologia sem fio. Para ser efetiva, a solução sem fio deve permitir uma instalação simples e flexível, além de um rápido comissionamento. Afim de garantir segurança e disponibilidade do sistema móvel, a solução precisa atender aos requerimentos para uso em áreas classificadas. Transmissores de pressão e temperatura existentes precisam ser facilmente atualizados e devem transmitir dados de medição e diagnóstico. Uma modernização simples de novos sensores assume uma posição importante.
A tecnologia WirelessHART da Pepperl+Fuchs oferece a solução ideal ao atender os requisitos descritos e substitui a instalação com fios. Devido a curtas distancias de até 20 m entre os dispositivos de campo individuais, os sinais podem ser transmitidos facilmente ao sistema de controle do processo através do gateway.
Para uma modernização rápida e simples dos dispositivos de campo existentes, o nosso adaptador WirelessHART é a solução perfeita. Ele possibilita que qualquer dispositivo de campo convencional de 4 mA … 20 mA seja atualizado sem complicações. O adaptador faz a leitura dos dados do dispositivo de campo através do protocolo HART ou converte o sinal 4 mA … 20 mA em um valor digital e o encaminha para a rede WirelessHART. Os dispositivos de campo conectados são energizados via bateria.
Se um novo dispositivo de medição de temperatura for necessário, os usuários podem implementar um único dispositivo: o conversor de temperatura WirelessHART. Esse dispositivo de campo já é equipado com uma interface WirelessHART. Como a tensão da bateria não precisa ser convertida, o conversor de temperatura é mais eficiente do que uma combinação de um adaptador e um dispositivo de campo convencional. Esses conversores oferecem duas conexões para os sensores de temperatura, como termômetros e termopares de resistência.
Comparado a uma solução com fios, os usuários economizam esforços com fiação e custos de instalação usando a tecnologia WirelessHART. Isso permite que o sistema de exploração seja rapidamente montado e desmontado, proporcionando a mobilidade e flexibilidade necessária. O WirelessHART permite que sistemas móveis novos sejam equipados e sistemas existentes sejam atualizados a qualquer hora. Além dos dados de processos, o WirelessHART fornece informações de diagnósticos valiosas. Isso permite que os usuários identifiquem e neutralizem falhas num estágio inicial, aumentando a confiabilidade e segurança dos sistemas de exploração.