Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Gateway WirelessHART com recursos de software novos e atualizados

2016-04-25

WirelessHART MODBUS gateway
Os adaptadores WirelessHART comunicam-se por meio de gateways WirelessHART

Em aplicações de automação de processos, as redes sem fio permitem enorme flexibilidade, ao mesmo tempo em que proporciona reduções significativas de custo. A tecnologia WirelessHART é um dos principais fatores que contribuem para tirar proveito desses benefícios. Em uma estrutura de rede WirelessHART, os equipamento de campo conectam-se aos adaptadores WirelessHART, que se comunicam com o sistema de controle de processo por meio de gateways WirelessHART.

O Wirelessgateway MODBUS HART com software atualizado que facilita ainda mais a instalação, o comissionamento e o diagnóstico de redes sem fio.


Valor obsoleto e valor de substituição para diagnóstico otimizado


Níveis de advertência ou de erro definidos individualmente disparam alarmes quando uma mensagem de burst excedeu o ciclo de atualização.

Um elemento central do software atualizado são os Valores obsoletos e Valores de substituição integrados. Esses parâmetros permitem que você reaja rapidamente a uma falha e avalie precisamente as soluções possíveis para os erros específicos da aplicação.

O Valor obsoleto exibe a idade de um valor enviado. Ele pode ser uma variável dinâmica e as informações de status de um equipamento de campo conectado. Cada última mensagem de burst que o gateway WirelessHART recebe do campo recebe uma marca de data e hora. Isso permite calcular um valor percentual do período de burst para cada valor salvo temporariamente. Depois que o gateway recebe um novo valor do equipamento de campo, a contagem é reiniciada.

Níveis de advertência (por exemplo, período de burst de 150%) ou níveis de erro (por exemplo, período de burst de 300%) definidos individualmente disparam alarmes quando uma mensagem de burst tiver excedido seu ciclo de atualização. Notificações codificadas por cores permitem que você identifique rapidamente se o valor medido não é mais antigo que 100% (verde), se houver problemas de comunicação temporários (laranja), ou você está enfrentando uma interrupção da comunicação (vermelho).

Para lidar com essas falhas, um valor de substituição pode ser determinado para cada variável HART. Esses Valores de substituição podem ser o último valor medido, "NaN" ("Não é um número"), "upscale =0x7F7FFFFF", ou "downscale 0xFF7FFFFF". Além disso, é possível a definição de Valores de substituição individuais. Isso permite que você faça um diagnóstico de erros situacional e rápido.


Mais flexibilidade durante o teste de aceitação da fábrica


Enviando um valor definido pelo usuário para o DCS, você pode verificar facilmente se os dispositivos de campo estão funcionando corretamente.

Outro recurso extra do gateway WirelessHART é a adição do "Factory Acceptance Test" (FAT, Teste de Aceitação de Fábrica), que é aplicado durante o comissionamento. Usando os Valores de substituiçãoo FAT simula se um gateway WirelessHART está enviando os valores corretos, como PV, SV, TV, QV e corrente do loop ao sistema de controle.

Se o controle do processo recebe os valores definidos no gateway, o teste de aceitação é aprovado e os equipamentos de campo e os adaptadores WirelessHART podem ser adicionados à rede.


Métodos de proteção confiáveis para redes WirelessHART


O recurso de lista aprovada permite o manuseio seguro de direitos de acesso.

Diferentes funções de usuário garantem que os operadores possam somente monitorar e atualizar valores, enquanto os administradores têm acesso de leitura e gravação, tornando a manipulação da rede WirelessHART praticamente impossível. Além dachave de ingresso e do ID de rede, uma lista aprovada garante que somente participantes permitidos possam ingressar na rede. Equipes operacionais podem expandir essa lista aprovada quando for necessário adicionar participantes à rede. Se você tiver um provedor externo manipulando suas expansões de rede, você também pode conceder acesso com uma chave de ingresso temporária, que é desativada automaticamente após um determinado tempo.

Outra opção para você é a reatribuição permanente de uma nova chave de ingresso para todos os participantes da rede conectados. Isso é feito sem a necessidade de reintegrar os adaptadores à rede por meio do modem HART, oferecendo maior segurança quando o círculo de usuários muda - por exemplo, após comissionamento ou manutenção ou por provedores externos.


Principais Destaques

  • Tem suporte para teste de aceitação de  fábrica com ajustes de Valores de substituição
  • Níveis de alerta e erro ajustáveis para diagnóstico individual
  • Os Valores de substituição permitem uma análise situacional rápida
  • Diferentes funções de usuário atribuíveis

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!