Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores Ultrassônicos Robustos para Medição do Nível e Detecção de Presença em Banhos de Imersão em Ácido

A aplicação

Na indústria química há inúmeras condições agressivas. Vapores agressivos, emissões de gases corrosivos e alta umidade exigem muito dos componentes de automação. Antes de peças metálicas serem revestidas ou pintadas, resíduos na superfície de processamento de óleo e graxa devem ser removidos – este processo ocorre durante um banho de imersão em ácido. Afim de garantir um fluxo de processo seguro, o nível de enchimento deve ser monitorado de forma contínua. O transporte das peças limpas na esteira transportadora deve ser escaneado, desta forma, nenhum componente é deixado para trás.


O objetivo

Para atender os requisitos referente a robustez, higiene e garantir um processo de desengorduramento ininterrupto, um monitoramento de nível confiável no tanque de imersão deve ser realizado, além da detecção segura da presença de peças metálicas. Os sensores usados nessas aplicações devem ser altamente resistentes ao contato direto com componentes químicos agressivos e são desenvolvidos para suportar condições ambientais extremas. 


A solução

Os modelos de aço inoxidável e totalmente encapsulados tornam o sensor ultrassônico UMB800 ideal para aplicações com condições adversas.
Os modelos de aço inoxidável e totalmente encapsulados tornam o sensor ultrassônico UMB800 ideal para aplicações com condições adversas.

O sensor ultrassônico UMB800 conta com um design hermeticamente selado e é completamente resistente ao contato direto com produtos químicos agressivos. Com sua saída analógica, ele controla continuamente o nível do banho de imersão. Baseado nas suas medições precisas, o sistema inicia o reenchimento até o máximo desejado.

O transporte das peças metálicas é monitorado pelos sensores ultrassônicos da Série UMB800. A detecção independe da cor, material ou propriedades reflexivas da peça em questão. Desde que a distância da operação possa ser ajustada de uma maneira muito precisa, até mesmo com peças de baixo perfil uma verificação confiável de presença é garantida. Se uma peça é deixada para trás, o processo pode ser pausado imediatamente.


Os benefícios

Seja ele usado para a medição de nível ou para detecção de peças—o UMB800 garante a maior segurança do processo.
Seja ele usado para a medição de nível ou para detecção de peças—o UMB800 garante a maior segurança do processo.

Devido ao seu amplo range de medição, a flange de montagem livre de ferramentas e o formato compacto, o sensor de modo difuso cria novas oportunidades para a automação de áreas corrosivas. Adicionalmente, a integração deste sensor como um dispositivo para modificação ou retrofit de máquinas já instaladas é muito simples. Independentemente de ser utilizado para a medição de nível ou detecção e objetos—o UMB800 garante o mais alto nível de segurança para os processos.


Principais Destaques

  • Sensor ultrassônico ultracompacto com corpo e face em aço inoxidável
  • Resistente a produtos de limpeza e componentes químicos agressivos
  • Monitoramento seguro de nível 
  • Detecção confiável de objetos
  • Ciclos de limpeza mais curtos para aumento da disponibilidade da máquina