Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Nível de Integridade de Segurança (SIL) e Nível de Desempenho (PL)—Histórico e Distinção

Ao falar de maneiras de classificar sistemas para uso em aplicações de segurança atuais, as siglas SIL (nível de integridade de segurança), PL (nível de desempenho) e SILCL (Nível de reivindicação SIL) vêm à mente. Em primeiro lugar, isso parece apenas tornar o tópico mais complicado de compreender, mas, no final, essa distinção pode ser entendida quando sua evolução e seu histórico são explicados.


IEC 61508 e IEC 61511 - Impulsionados pelas indústrias químicas

O desenvolvimento das normativas IEC 61508 e IEC 61511 para segurança funcional foi incentivado e apoiado principalmente pela indústria química. Como os padrões tradicionais baseavam a segurança em arquiteturas de sistemas especiais ou em testes regulares, a aplicação de PLCs de segurança não era possível diretamente. Dispositivos programados podem herdar deficiências popularmente conhecidas como "bugs", que têm a característica problemática de que, em redundâncias, uma falha simultânea não pode ser realmente excluída.

A ideia era basear as declarações de segurança na probabilidade de uma função confiável no caso de alguma demanda por uma reação segura ter sido dada. Com a determinação de certas regras para uma abordagem estruturada no desenvolvimento e teste de hardware e software, as normativas forneceram um sistema que provou ser adequado para aplicações de segurança ao longo dos anos.


Relações Estreitas entre Normativas de Segurança

No entanto, enquanto a indústria química enfrenta principalmente riscos que precisam de uma reação relacionada à segurança a cada poucos anos ou até com menor frequência, os sistemas de segurança em máquinas podem ser exigidos regularmente ou continuamente quando a máquina é usada. É por isso que a ISO 13849-1 foi desenvolvida com base nas normativas tradicionais mencionadas, além de abrir o caminho para o uso de CLPs de segurança, incluindo a abordagem probabilística. Com essa normativa, as necessidades decorrentes da Diretiva Máquina 2006/42/EC também foram abordadas.

Como o último parágrafo já mostra, existem relações estreitas entre as normativas mencionadas. Assim, não há apenas as siglas SIL da IEC 61508 e PL da ISO 13849, mas também há uma SILCL definida na IEC 62061, que também é utilizável no mundo da maquinaria, mas mais próximo do mundo SIL com dispositivos programáveis.


Segurança de Instalação e Segurança de máquinas - Dois Lados da mesma Moeda

A Diretiva Máquina 2006/42/EC regula os requisitos de segurança para máquinas e instalações que são trazidas para o mercado na União Europeia. Os produtos sob a diretiva são nomeados precisamente. Em comparação com a versão anterior, a nova diretiva dá mais ênfase a uma extensa avaliação de risco do maquinário, que inclui uma extensa análise de risco. Ao mesmo tempo, facilita um método para uma avaliação de conformidade simplificada para máquinas ao usar harmonização de normativas.

Essas normativas incluem a série EN ISO 13849 e a EN IEC 62061 mencionadas, que regulam o estabelecimento da segurança funcional de sistemas de controle eletrônico programáveis e relacionados à segurança.

Ambas as normativas estão intimamente ligadas às normativas EN IEC 61508 para segurança funcional, que fornecem uma estrutura que inclui necessidades de gerenciamento de segurança, como definição de processos, regulação de responsabilidades e medidas organizacionais. É por isso que as normativas EN IEC 61508 também são citadas quando as normativas de funções de segurança sob a Diretiva Máquina 2006/42/EC definem funções de segurança com classificação mais alta. Em conjunto com outras normativas específicas de segurança, desenvolve-se uma rede que influencia todas as partes da segurança de máquinas e instalações. O objetivo de todas essas medidas é a implementação de funções de segurança adequadas para o setor de segurança de máquinas e instalações.


Mais Informações sobre Segurança Funcional

A Pepperl+Fuchs fornece soluções para ambos os lados desta moeda e oferece uma variedade de dispositivos que podem ser exatamente o que você precisa para sua aplicação. Use nossa ferramenta de seleção para encontrar os dispositivos de segurança adequados ou aprofundar o conhecimento sobre segurança, clicando nos links abaixo.


Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!