Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção Confiável de Peças Pequenas na Manufatura de Carroceria Automotiva

Sensor de triangulação R201 com supressão de plano de fundo com tecnologia laser DuraBeam precisa

A Aplicação

Durante o processo de fabricação automotiva, vários componentes são adicionados em etapas para criar a carroceria do veículo. Os componentes incluem: peças de chapa metálica, montagens e componentes adicionais. Trilhos são usados para transportar as carrocerias entre as estações de produção individuais e para as células de soldagem por robô. Nas células de soldagem, os painéis laterais são colocados em prateleiras para o robô de manuseio, que remove os painéis das prateleiras e os posiciona na caixa para soldagem.


O objetivo

Algumas das paredes laterais vêm de fornecedores externos. Isso significa que elas devem ser verificadas quando retiradas do rack. Se houver uma falha, a peça afetada deve ser rejeitada imediatamente para evitar falhas no processo. Os critérios de qualidade para peças de chapa metálica muitas vezes podem envolver peças extremamente pequenas. - por exemplo, se dois parafusos nos pilares B e C estão presentes e instalados corretamente. Se forem detectados erros durante o processo de verificação, o robô de manipulação ejeta imediatamente os painéis laterais afetados em um segundo rack.



O diodo laser DuraBeam cria um ponto de luz pequeno que pode monitorar até mesmo os menores recursos dos painéis laterais.

A Solução

Os sensores de triangulação da série R201 com supressão de plano de fundo são usados para alcançar esse objetivo. O diodo laser DuraBeam cria um ponto de luz pequeno e preciso que pode monitorar de maneira confiável até mesmo os menores recursos dos painéis laterais. Os sensores do modo difuso detectam a presença e a instalação correta dos parafusos. Painéis laterais defeituosos são rejeitados, garantindo que os processos sejam executados sem problemas.


Os Benefícios

Séries R10x e R20x para desempenho máximo.
Séries R10x e R20x para desempenho máximo.

A tecnologia laser DuraBeam da série R201 permite a detecção confiável de pequenos objetos e recursos, além da medição de distância de alta precisão, mesmo a curta distância. Essa tecnologia combina as vantagens dos emissores de LED com as resistências dos diodos convencionais de laser. As séries R200 e R201 de tamanho médio são ideais para distâncias operacionais maiores. As configurações menores das séries R100, R101 e R103 têm os mesmos modos de detecção e são igualmente impressionantes em aplicações com restrição de espaço. Uma interface de usuário em todas as séries também torna a seleção de um sensor menos complicada.


Visão geral

  • A supressão de plano de fundo oferece ótima confiabilidade de detecção, mesmo com reflexos, espelhamento e luz externa
  • Tecnologia a laser DuraBeam para uma longa vida útil e maior gama de temperatura operacional
  • Conexão de IO-Link padronizada por meio do Smart SensorProfile como base para o Sensorik4.0®
  • Todos os modos de detecção fotoelétrica em cinco compartimentos padrão para flexibilidade máxima e uma variedade de possibilidades de integração

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores fotoelétricos das séries R10x e R20x

Pela primeira vez, estão disponíveis soluções consistentes dos princípios fotoelétricos funcionais e tecnologias inovadoras em estruturas idênticas. Os usuários se beneficiam de um conceito operacional uniforme em todo o portfólio. Confira as séries R100, R101, R103, R200 e R201...