Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Otimizando o Gerenciamento de Ativos em Plantas Já Existentes

Aplicação

Para o gerenciamento de ativos modernos, a comunicação entre o campo e os níveis de controle deve ser a mais contínua possível. A comunicação digital permite que os sensores no campo enviem dados de diagnóstico e configuração, além de valores medidos. Quase todos os instrumentos de medição instalados em plantas de processos oferecem essas características usando o protocolo HART. No entanto, as informações adicionais muitas vezes permanecem não utilizadas porque os métodos convencionais de transmissão seriam desproporcionalmente caros.


Objetivo

O objetivo é otimizar a disponibilidade da planta. O tempo de paradas e as falhas são totalmente reduzidos. A assistência técnica e a manutenção podem ser otimizadas usando o gerenciamento moderno de ativos via suporte digital. Essa otimização também facilita a documentação da instrumentação e o gerenciamento da qualidade. Uma comunicação contínua também otimiza aplicações de big data sem exigir qualquer intervenção significativa na base instalada, pois não há necessidade de substituir sensores analógicos e atuadores convencionais.


Solução

Os usuários do sistema I/O remoto LB/FB obtém benefícios de todas as vantagens de uma comunicação digital, enquanto ainda utilizam dispositivos de campo analógicos. O sistema conecta sensores e atuadores digitalmente com uma interface analógica, como de 4 mA … 20 mA, e sensores NAMUR e válvulas com um sistema de controle. Além do valor medido, a LB/FB também transmite todos os dados de diagnóstico e configuração dos dispositivos HART. Tornando a instrumentação transparente, tanto para otimização de processos, quanto para gerenciamento de ativos. Conceitos para manutenção preventiva podem ser implementados sem nenhum planejamento adicional do sistema de controle. A LB/FB são modulares e podem ser instaladas em áreas classificadas. Os sistemas consistem em um painel traseiro, uma fonte de alimentação, módulos I/O e um gateway. O sistema LB é adequado para Zona 2/Div. 2 e áreas não classificadas. O sistema FB é adequado para Zona 1.

 


Benefícios

Os dispositivos de campo podem ser endereçados diretamente usando HART e HART/IP. O uso de um modem HART separado para cada dispositivo de campo garante altas velocidades de transmissão, o que significa que não há tempos de espera. O protocolo HART/IP pode ser usado com PROFINET e o sistema de gerenciamento de ativos pode acessar os dados em paralelo com o sistema de controle. As estações de remotas I/O já instaladas oferecem HART ao PROFIBUS para permitir o acesso aos dados do dispositivo de campo. Fornecemos soluções completas e prontas para instalação, incluindo pré-cabeamento que pode ser testado mediante a solicitação antes da entrega. As soluções inovadoras de software e os serviços de IoT para indústrias da Neoception, uma empresa da Pepperl+Fuchs, permitem que os dispositivos de campo sejam perfeitamente integrados a rede de TI existente.


Visão geral

  • Os dispositivos de campo analógicos podem permanecer em uso com a adição de uma interface para comunicação digital
  • Os dados de configuração e diagnóstico estão disponíveis em tempo real para o gerenciamento de ativos
  • Investimento mínimo 
  • Baseado no protocolo HART
  • Para instalação em Zonas 1 e 2, e Divisão 2

amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Gateway PROFINET

O nosso gateway LB/FB PROFINET abre as possibilidades para aplicações IIoT 4.0 nas indústrias de processos.