Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Codificador absoluto com interface IO-Link para detecção de posição precisa no máquinas de embalagem

Codificador absoluto com interface IO-Link

A Aplicação

As máquinas de embalagem geralmente trabalham em alta velocidade e em tempos de ciclo muito curtos. A embalagem é alimentada continuamente em rolos e retificada de acordo com as especificações. Os vários movimentos da máquina devem ser realizados com precisão e bem coordenados. Ao mesmo tempo, é necessário flexibilidade para lidar com a variação das mercadorias a serem embaladas e os parâmetros de embalagem. Somente dessa forma a qualidade da embalagem especificada pode ser alcançada no tempo de ciclo necessário. É necessário um posicionamento absoluto preciso dos rolos de material. Os codificadores giratórios usados devem ser capazes de lidar com poeira, alta umidade e forte interferência eletromagnética. 

O Objetivo

A embalagem do produto deve ser efetuada no menor tempo de ciclo possível e com a maior precisão. A máquina deve ser capaz de se adaptar rapidamente a diferentes mercadorias e parâmetros de embalagem. As obstruções de material devem ser evitadas e os tempos de inatividade minimizados. Os codificadores giratórios utilizados na máquina devem ter uma elevada precisão de medição. Ao mesmo tempo, eles devem ser capazes de transmitir rapidamente as informações do processo, a fim de atender à demanda de intervalo curto do processo de embalagem. Além disso, é necessário um comissionamento simples.


A Solução

O codificador giratório IO-Link pode ser operado em até 12.000 revoluções por minuto
O codificador giratório IO-Link pode ser operado em até 12.000 revoluções por minuto

Codificadores giratórios absolutos com interface IO-Link da Pepperl+Fuchs medem, de forma confiável e precisa, a posição (giro único e múltiplo) e a direção de rotação dos roletes. Eles operam com a taxa de transmissão de IO-Link mais rápida COM3. Isso é comparável à velocidade de uma Ethernet industrial. Uma nova posição angular pode ser definida independentemente da posição do eixo do codificador giratório. Após a instalação, a posição angular é simplesmente adaptada ao status atual da máquina por meio da configuração IO-Link. A posição é facilmente reajustada durante a operação via IO-Link. O índice de configuração permite uma fácil interpretação dos dados fornecidos, por exemplo, durante a manutenção remota. O codificador giratório também fornece um valor de temperatura ambiente e relata as funções críticas da máquina. O usuário recebe informações de status por meio de dados de processo cíclico e pode intervir diretamente em caso de desvios. Também é possível definir valores de limite definidos.


Características técnicas:

  • Precisão: 0,1°
  • Resolução: 16 bits (giro único), 15 bits (giro múltiplo)
  • Direção da rotação: Sentido horário e anti-horário
  • Tipo de eixo: eixos ocos sólidos e rebaixados
  • Tipo de flange: fixação e flange servo
  • Diâmetro do invólucro: 36 mm, 58 mm
  • Grau de proteção: IP65, IP67

Os Benefícios

O codificador giratório pode ser operado em até 12.000 revoluções por minuto, o que possibilita velocidades de processo muito altas. A detecção precisa e confiável da posição, bem como a comunicação rápida e abrangente, fornecem a base de dados sólidos para um controle de máquina de qualidade. As pré-configurações opcionais dos codificadores giratórios na fábrica reduzem o esforço de instalação. As configurações do codificador giratório específicas da aplicação podem ser armazenadas no mestre do IO-Link e transferidas automaticamente para novos dispositivos. O parâmetro de temperatura adicional está disponível para monitoramento da máquina, para análise de status e para funções de controle. Com o grau de proteção IP67, os dispositivos também são adequados para ambientes particularmente difíceis.


Visão geral

  • Detecção de posição precisa
  • Comunicação IO-Link ideal
  • Ampla gama de opções de parametrização
  • Implementação intuitiva
  • Dados de processo de IO-Link e saídas discretas
  • Adequado para monitoramento de condição
  • Solução econômica
  • Até 12.000 RPM 

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...