Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Segurança ilimitada: O único portfólio SIL 3 em todo o mundo para todos os tipos de sinal

2021-05-14


Os novos acionadores de saída SIL 3 fecham a lacuna no portfólio de componentes SIL 3 da Pepperl+Fuchs

Com os novos drivers de saída SIL 3, a Pepperl+Fuchs fechou a última lacuna em seu portfólio de barreiras isoladas certificadas pela SIL 3. Os componentes SIL 3 intrinsecamente seguros estão disponíveis agora para todos os tipos de sinaisdigital e analógico, para sinais de controle para os atuadores e para sinais de medição do campo, como dispositivos para montagem em calha DIN e como componentes de isolamento para placas terminadoras. Para aplicações práticas, isso significa que a solução alternativa anteriormente necessária com componentes SIL 2 redundantes não é mais necessária para aplicações SIL 3: posicionadores, válvulas elétricas ou conversores IP HART em aplicações SIL 3 intrinsecamente seguras agora podem ser conectados diretamente ao sistema de controle com uma única barreira de segurança.

Isso reduz consideravelmente o esforço necessário para inúmeras aplicações relevantes à SIL 3 , como o controle de turbogeradores e compressores ou a operação de queimadores, onde os equipamentos de campo na área classificada devem ser controlados com sinais analógicos. Devido à falta de barreiras isoladas SIL 3 adequadas para a transmissão de sinais entre o sistema de controle e os equipamentos de campo, os circuitos de sinal antigamente precisavam ser configurados usando dispositivos SIL 2 redundantes em conformidade com os requisitos normativos relevantes. Hoje, o uso de um módulo de interface adequado para SIL 3 é suficiente para essa finalidade. Se, por exemplo, um longo tempo de prova for alcançado, faz sentido usar barreiras isoladas SIL 3 em aplicações SIL 2.


Aplicações SIL 3: No que os usuários devem prestar atenção

As aplicações SIL exigem um alto nível de especialização
As aplicações SIL exigem um alto nível de especialização

SIL 3 não é apenas SIL 3: os usuários devem prestar atenção a uma série de especificações ao usar componentes em conformidade com SIL 3. Os módulos de interface SIL 3 devem se encaixar no sistema de "circuito de sinal" geral com seus valores característicos. De acordo com a norma IEC 61508, esses módulos não devem exceder uma certa probabilidade de falha por demanda (PFD). O PFD desempenha um papel central no modo de baixa demanda (baixa taxa de demanda da função de segurança) normalmente encontrado na automação de processos.

SIL é orientado a funções, o que significa que um nível SIL é atribuído a uma função relacionada à segurança, que compreende vários grupos de funções. Em um circuito de sinal, os chamados orçamentos de falha são atribuídos a esses grupos de funções. Normalmente, 40% para os sensores, 25% para os atuadores e 15% para o sistema de controle. Os caminhos de sinal entre o equipamento de campo e o controlador ou vice-versa devem representar 10% cada.

Ao selecionar uma barreira de isolamento adequada para uma aplicação SIL 3, vale sempre a pena consultar o manual de segurança para ver até que ponto seus valores de PFD se encaixam no sistema como um todo. Os usuários devem garantir que os valores típicos não sejam excedidos, se possível, para módulos certificados como adequados para SIL 3. Caso contrário, outros dispositivos no loop devem compensar isso com valores melhores. Em caso de incertezas, os especialistas em segurança funcional da Pepperl+Fuchs estão disponíveis para fornecer conselhos competentes sobre como configurar aplicações em conformidade com SIL e as normativas.


A Verificação rápida: 10 bons motivos para a Pepperl+Fuchs ser um parceiro para a segurança funcional

A Pepperl+Fuchs oferece profundo conhecimento em segurança funcional
A Pepperl+Fuchs oferece profundo conhecimento em segurança funcional

A Pepperl Fuchs oferece um portfólio de dispositivos classificados como SIL 2 e SIL 3 que é exclusivo em seu escopo, disponibilizando uma linha inigualável de módulos para aplicações SIL para clientes em todo o mundo. Mais de 10 milhões de componentes SIL instalados em todo o mundo demonstram as décadas de experiência em segurança funcional e o alto nível de qualidade dos nossos produtos SIL.

 

1. 45 anos de experiência em Segurança funcional

A Pepperl+Fuchs é pioneira em segurança funcional com décadas de experiência no desenvolvimento de dispositivos relacionados à segurança (inicialmente ainda com base nas normativas da época DIN4788, VDE0116, VDE0660-209, DIN19250, EN954, a atual de hoje, de acordo com IEC61508-SIL e EN ISO 13849-PL)

2. Certificado FSM

Além dos requisitos da normativa de usuário 61511, a Pepperl+Fuchs é uma das poucas empresas certificadas para Gerenciamento de segurança funcional.

3. Mais de 750 dispositivos de segurança funcional

O portfólio de componentes de segurança funcional é o maior do mercado em termos de diversidade e escopo. No que diz respeito às barreiras isoladas SIL 3, a Pepperl+Fuchs é a única fornecedora com uma linha completa.

4. Experiência com SIL e Diretiva Máquina

Nas fábricas, ambas as normativas de segurança funcional são sempre necessárias, às vezes até mesmo para uma função, como desligamento seguro. Pepperl+Fuchs oferece tudo de uma única fonte.

5. Uso de várias organizações de teste

Nossos componentes SIL são certificados por muitas organizações diferentes para garantir uma avaliação objetiva.

6. Avaliações externas voluntárias

Muitos dispositivos, para os quais uma avaliação interna seria suficiente, testamos por meio de uma avaliação externa.

7. Avaliação conservadora do produto

Na verdade, baseamos nossa consideração na porcentagem de defeitos de 10% geralmente aceita para dispositivos de interface em um loop.

8. Manuais de segurança e Compêndio de segurança funcional

Os manuais de segurança fornecem informações sobre a aplicação do respectivo dispositivo, que é necessário em vários estágios do ciclo de vida do produto. Eles estão disponíveis a qualquer momento e sem custo extra para nossos clientes.

9. Profissionais de segurança certificados

Na Pepperl+Fuchs, a segurança funcional está nas mãos de especialistas em segurança certificados e engenheiros de segurança funcional.

10. Parcerias com fabricantes de controle de segurança

A Pepperl+Fuchs trabalha com todos os principais fabricantes de sistemas de controle, que também oferecem controles de segurança.


Destaques

  • Os primeiros drivers de saída já disponíveis para aplicações intrinsecamente seguras
  • Os novos isoladores são transparentes para HART, de modo que também podem ser usados para realizar testes parciais de curso.
  • Portfólio completo de isoladores SIL 3 para todos os tipos de sinal
    • DI: Amplificadores de comutação
    • DO: Módulos de controle da válvula e de relé
    • IA: Fontes de alimentação do transmissor, repetidores
    • AO: Drivers de saída
  • Barreiras isolantes disponíveis em todos os tipos de sinal para o Sistema K (montagem em calha DIN) e Sistema H (placas terminadoras)

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!

Obtenha alguns conhecimentos básicos sobre segurança funcional, Níveis de integridade de segurança (SIL - Safety Integrity Levels) e Níveis de desempenho (PL - Performance Levels).