Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Digital Data Chain – Troca eficiente de informações e dados em todos os níveis

2021-05-28

Digital Data Chain Consortium
Um identificador exclusivo para cada número de série individual torna possível vincular as informações do fabricante

A troca rápida e simples de informações e dados é um componente básico importante da digitalização cada vez mais avançada. No entanto, muitas vezes não há um vínculo claro entre o produto e a documentação, ou os dados do fabricante são nomeados e estruturados de forma diferente. Isso resulta em um alto esforço de pesquisa e esforço manual, por exemplo, durante o trabalho de manutenção ou instalação, e, portanto, custos elevados.

Como parte do consórcio Digital Data Chain (DDC), a Pepperl+Fuchs está trabalhando em conjunto com empresas do setor de automação de processos para desenvolver padrões e plataformas que permitam a identificação automática de objetos e a troca eficiente de informações.

Para isso, o consórcio conta com normativas como:

  • Identificação automática de objetos físicos (DIN SPEC 91406),
  • Informações do fabricante digital (VDI 2770)

Identificação simples por meio de ID automático na placa de características

Identificação automática de objeto por meio de ID automático
Identificação automática de objeto por meio de ID automático

Como membro fundador, a Pepperl+Fuchs já desenvolveu uma normativa para a identificação automática de objetos juntamente com parceiros e empresas do setor de automação de processos, a DIN SPEC 91406. Essa especificação DIN está sendo desenvolvida na IEC 61406 em um projeto internacional e está, desse modo, ganhando importância internacional.

O identificador de nível de instância padronizado no DIN SPEC 91406, por exemplo, um identificador exclusivo para cada número de série individual, possibilita vincular as informações do fabricante, como planos de manutenção e serviço, às instâncias do produto. Dessa forma, usando sistemas adequados, os componentes individuais de uma instalação podem ser identificados de forma rápida e fácil usando dispositivos móveis. As informações necessárias podem ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, em todos os níveis de processo e durante todo o ciclo de vida do produto. Isso não só economiza tempo e dinheiro às empresas, mas também contribui de forma importante para a proteção ambiental. A representação de dados digitais economiza enormes quantidades de papel e, portanto, evita produção, processamento e armazenamento caros.


Documentação digital: do manual ao modular

A Diretriz VDI 2770 “Informações do fabricante digital” é uma diretriz de automação de processos que ilustra como a documentação descritiva e instrucional do fabricante pode ser trocada de maneira digital e padronizada. Para obter o máximo possível de neutralidade entre empresas em toda a cadeia de valores, a diretriz especifica propriedades, estrutura, escopo, conteúdo e formato de dados da documentação. Dessa forma, um tipo de “arquivo de ciclo de vida” é criado para cada produto com todas as informações, desde a fabricação até o comissionamento. Os funcionários podem, por exemplo, acessar e compartilhar dados e informações por meio de plataformas de troca de informações baseadas em nuvem. Isso deve ajudar a reduzir os esforços de pesquisa em grandes fábricas e tornar os processos mais eficientes.


Destaques

  • Identificação automática de objetos por meio de ID automático
  • Esforço de pesquisa e esforço manual reduzidos graças à exibição de informações padronizadas
  • A apresentação de exibição de informações digitais contribui para a proteção ambiental, economizando enormes quantidades de papel
  • As informações podem ser acessadas e compartilhadas em todos os níveis e distâncias

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.