Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Veículo autônomo detecta sem falhas bases de palete

A tecnologia multipixels suprime de forma confiável os reflexos em segundo plano durante a viagem

A aplicação

Os robôs móveis autônomos (AMR) estão sendo cada vez mais usados em instalações de produção e depósitos para transportar mercadorias de um ponto de coleta até um destino específico. Esses veículos também podem transportar cargas pesadas. Normalmente, o produto transportado é colocado em paletes Euro convencionais. Um sensor fotoelétrico está instalado na parte superior do AMR. Esse sensor geralmente fica voltado para cima em direção ao teto do prédio e detecta uma base de paletes durante a carga e descarga. Esse sensor é necessário para detectar com precisão o início e o fim do palete.


O objetivo

Um sensor fotoelétrico convencional com supressão de segundo plano pode ser suficiente para detectar a base de paletes. No entanto, em séries sem paletes, os objetos em segundo plano também podem estar no campo de visão, podendo confundir o sensor devido às superfícies reflexivas. Um exemplo desses objetos são dutos de ventilação isolados, cobertos por uma folha de alumínio reflexiva. Como o AMR está se movendo, reflexos indefinidos em segundo plano em um ângulo estranho podem confundir um objeto na faixa de varredura do sensor e negar o princípio de dois elementos receptores de um sensor com supressão de segundo plano. Essas falhas devem ser impedidas. O sensor deve ser pré-configurado para a faixa de detecção direita, pois isso não pode ser ajustado durante o uso.


A solução

Sensor OQT400-R200
Sensor OQT400-R200

O sensor OQT400-R200 usa a tecnologia multipixels (MPT) para determinar a distância real até o objeto-alvo. Usando o princípio de detecção por alcance, o sensor pode determinar de forma confiável se uma base de paletes está realmente na faixa de detecção e ignora reflexos em segundo plano indefinidos, mesmo à distância. A matriz de vários pixels usada mede a distância real até o objeto e também pode definir faixas de varredura usando um modo de janela. Nesta aplicação específica, o sensor pode, portanto, eliminar os possíveis pontos fracos de um sensor padrão com supressão de segundo plano com base no princípio de dois elementos receptores. Nesta versão, o sensor é pré-configurado a uma distância de 200 mm da base do palete que é necessária nesta aplicação.

 

Características técnicas

  • Sensor de detecção por alcance
  • Tecnologia multipixels (MPT)
  • Tamanho ideal do ponto de luz
  • Alcance do sensor de 40 mm até 400 mm
  • Pré-configurado para 200 mm
  • LED de controle para a detecção correta da base do palete

Os benefícios

Com a matriz multipixels e a geometria ideal do ponto de luz, é possível detectar superfícies lisas e texturizadas. O MPT também é altamente insensível à interferência da luz ambiente. O sensor pode ser ajustado por meio de sua interface IO-Link para atender aos requisitos da aplicação específica. A faixa de detecção pode ser configurada entre 40 mm e 400 mm. Essa flexibilidade significa que o sensor pode ser usado em várias aplicações, portanto, menos dispositivos são necessários. Além dos valores padrão, os sensores MPT podem ser adaptados às faixas de detecção específicas da aplicação na fábrica. 


Visão geral

  • O objeto-alvo é detectado de forma confiável com a medição da distância
  • Os reflexos em segundo plano não interferem na medição
  • Tecnologia multipixels (MPT) para medições precisas
  • Ampla faixa de detecção, sem necessidade de calibração
  • Pode ser pré-configurado para distinguir entre a base do palete e as mercadorias no palete


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores e soluções para AGVs

Veículos guiados automatizados se tornaram uma parte indispensável do moderno manuseio de materiais. Descubra nossos sensores e soluções para o manuseio de carga, navegação e orientação e percepção ambiental.